Inédito

Madri recebe aval e será palco do primeiro evento com saibro azul da história do tênis

Após sinal verde da WTA, foi a vez da ATP concordar com a proposta dos espanhóis e edição de 2012 marcará nova cor ao piso lento


Complexo em Madri já tem quadras de saibro pintadas de azul
Quem estava acostumado a ver os longos ralis nas quadras de saibro terá que se adaptar a uma nova cor dos tradicionais alaranjado ou vermelho. Pela primeira vez na história, um torneio profissional na superfície será realizado em uma quadra de terra batida pintada de azul. A cidade que marcará esse passo é Madri, na Espanha, onde abriga os eventos Masters 1000 da ATP e Premier da WTA.

Segundo o jornal espanhol Marca, uma reunião no US Open, em setembro, selou a mudança sonhada pelo proprietário do torneio, o ex-tenista Ion Tiriac. O acordo não foi fácil de chegar ao final feliz do dirigente romeno. Enquanto que a WTA esteve a favor da troca, os homens demoraram para aceitar.


Reprodução/ Twitter
Imagem do blog da Girafa, do brasileiro Marcelo Melo, mostrando quadras de saibro azul em Madri
No Grand Slam em Nova York, estiveram presentes Giorgio di Palermo (Europa), Justin Gimelstob (Estados Unidos) e David Egdes (Asia e Oceânia) como representantes dos tenistas, além de Mark Webster (Europa), Gavin Forbes (Estados Unidos) e Charles Smith (Asia e Oceânia) liderando os representantes dos torneios da ATP. 

Madri já tem no seu complexo de Caja Magica algumas quadras secundárias pintadas de azul para testes e agora o trabalho será colocar todas desta forma até o evento que será jogado a partir de 7 de maio. A cidade merengue convenceu à diretoria que a nova cor do piso possibilitaria uma melhor visibilidade da bola tanto para os jogadores quanto aos espectadores.

Na semana que vem são esperados o anúncio tanto desta mudança quanto à troca no cargo da ATP com a saída de Adam Helfant para a eleição de um novo presidente que poderia ser o holandês Richard Krajicek, ex-campeão de Wimbledon

 em 1996.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Roddick se junta a Federer, Sampras e Nadal ao quebrar marca de US$20 milhões em prêmios na carreira

Via Twitter, Gonzalez encerra ano por conta de lesões e aumenta boatos de aposentadoria

Soderling abre mão de Paris, encerra ano de forma melancólica e pode deixar o top 10
Murray confirma ótima fase, assume 3º lugar e impõe pior ranking para Federer em 8 anos

KeiNishikori faz história pessoal em Xangai e confirma grande momento do tênis japonês

ESPECIAL: Do saibro ao cimento do cimento ao saibro - Tudo o que você precisa saber para se adaptar às quadras de saibro e de cimento (Confira!)

Da redação

Publicado em 8 de Novembro de 2011 às 08:30


Notícias