Otimista

Federer se anima com torneios em quadras mais rápidas: "o melhor está por vir"

Suíço não conquistou nenhum título ainda em 2013 e, por isso, quer mudar panorama a partir do ATP de Halle, torneio preparatório para Wimbledon


Nesse primeiro semestre de 2013, realmente não foi o Roger Federer que todos acostumaram a ver desde que despontou no circuito profissional. Sem nenhum título nos sete torneios que disputou na atual temporada, o suíço caiu para a terceira posição do ranking da ATP. Mas, apesar das críticas, o tenista de 31 anos se mostra animado para alterar o panorama no segundo semestre.

Ron C Angle (TPL)
Federer não foi bem na primeira metade do ano, mas confia em evolução nos torneios na grama e no piso duro

Federer joga, essa semana, o ATP 250 de Halle, competição preparatória para o torneio de Wimbledon, terceiro Grand Slam do ano e realizado em quadras de grama. "Halle é muito importante como preparação para Wimbledon. Eu quero ganhar aqui o meu primeiro título no ano. É uma prioridade no momento, e uma vitória aqui reforça a confiança", declarou.

Sobre o jejum de títulos em 2013, Federer fez uma análise do ano, lembrando que, em muitos desses compromissos, teve problemas físicos. Porém, o campeão de 17 Grand Slam se recusa a carregar uma postura pessimista e afirma que o melhor ainda está por vir, já que atuará em eventos de quadra de grama e, depois, no piso rápido, duas de suas especialidades.

"Joguei bem na Austrália, tive um pouco de azar em Dubai. Em Indian Wells, minhas costas estavam travadas. Madri foi o primeiro torneio depois da lesão. Em Roma e em Paris eu joguei bem, tirando a partida contra Tsonga, e os dois, três últimos anos foram difíceis com os Jogos Olímpicos e a Copa Davis. Tenho a impressão, então, que o melhor está por vir. Espero que a segunda parte da temporada seja bem melhor que a primeira", concluiu Federer.

Em Halle, o suíço jogou ontem a estreia nas duplas com o alemão Tommy Haas, mas ambos caíram diante da dupla formada pelo austríaco Jurgen Melzer e o alemão Philipp Petzschner. Em simples, Federer estreia contra o vencedor do jogo entre o alemão Cedrik Marcel-Stebe e o taiwanês Jimmy Wang.

INSTRUÇÃO: Raio-x dos golpes de Federer - Saque, forehand, backhand e slice de devolução  (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 11 de Junho de 2013 às 07:33


Notícias Roger Federer animado segundo semestre