Wimbledon

Federer vence Nadal, vai à final em Wimbledon e desafia Djokovic pelo 21º Slam

Tenista agora duela com Novak Djokovic na decisão do torneio britânico


Foto: Divulgação/ATP Tour

Roger Federer saiu vencedor do duelo com Rafael Nadal e está na final do torneio de Wimbledon. Número #3 do mundo, ele eliminou o rival espanhol nesta sexta-feira (12) com parciais de 7/6 (7-3), 1/6, 6/3 e 6/4.

Agora na final, Federer duela com o sérvio Novak Djokovic, atual número #1 do mundo. Nesta manhã, Djokovic venceu em quatro sets o espanhol Roberto Bautista Agut, com parciais de 6/2, 4/6, 6/3 e 6/2, em 2 horas e 48 minutos.

Leia também:

Federer e Nadal já passaram quase 93 horas jogando um contra o outro; veja os números do confronto
+ Djokovic supera Agut em quatro sets e vai à final de Wimbledon pela quinta vez

Federer e Djokovic já duelaram em 47 oportunidades. O vencedor no confronto direto é Nole, dono de 25 vitórias. O mais recente encontro entre eles foi no Masters de Paris de 2018, com vitória do tenista de Belgrado por 7/6 (8-6), 5/7 e 7/6 (7-3).

Federer já esteve em onze finais no All England Club. Ele venceu oito delas e perdeu outras três. As duas derrotas mais recentes aconteceram justamente contra Djokovic, em 2014 e 2015. Seu último título aconteceu em 2017, com vitória sobre Marin Cilic.

Foto; Divulgação/ATP Tour

O jogo

Federer venceu a primeira disputa do jogo, no cara ou coroa, e escolheu sacar. Com 2 aces aliados aos seus potentes e angulados serviços amostra, ele abriu 1 a 0. Nadal foi bem em seu game e logo empatou com tranquilidade na sequência.

Os dois tenistas seguiram com bons resultados quando sacavam até o sétimo game, quando Roger teve o primeiro break point do jogo. Buscando o forehand, o canhoto de 33 anos venceu um rally intenso e evitou a chance. Mais seguro, ele venceu os dois pontos seguintes e confirmou, empatando em 4 a 4.

O equilíbrio seguiu e a etapa foi para o tie-break. Depois de dois mini breaks, Rafa sacou bem e fez 2 a 1. Roger sacou bem e converteu a primeira, mas depois perdeu uma bola na rede que devolveu a vantagem para o oponente. O suíço não se abalou, foi agressivo e não só empatou, mas como virou o placar em 4 a 3. O saque afiado permitiu a Federer abrir 6 a 3. Em seu primeiro set point, ele aplicou um lindo winner na paralela e conquistou a parcial.

O ritmo frenético do final da primeira parcial continuou na volta à quadra. Logo no segundo game, no saque de Federer, Nadal encurralou o adversário com duas chances de quebra após vencer dois disputados pontos. Federer resistiu e confirmou. O cenário se inverteu no serviço de Rafael, com o recordista de Grand Slam entre os homens desperdiçando dois break points.

Uma série de erros não forçados cometidos por Federer permitiu a Nadal anotar uma quebra sem perder pontos. O espanhol seguiu bem  e abriu 4 a 1 pouco depois, Com o desempenho despencando - ao ponto de disparar 11 erros não forçados, contra apenas 2 de Nadal - Roger foi presa fácil para o adversário, que logo empatou o placar.

O tenista com maior número de semanas no topo do ranking não se abateu com o resultado e pareceu bem no início do terceiro set. Com três aces, ele rapidamente confirmou o saque e abriu 1 a 0.

O natural da Basileia passou a jogar melhor recebendo os saques de Rafa. Tal evolução que gerou bons frutos para ele, que converteu um break point e passou a ter 3 a 1. Com o primeiro saque inconstante, Roger passou por maus bocados e viu Nadal ter três oportunidades para diminuir o placar. Bem nos rallys, ele se recuperou e ampliou a vantagem para 4 a 1.

Veja mais:

Confira as principais notícias do Torneio de Wimbledon

Confira as principais notícias sobre Roger Federer

Confira as principais notícias sobre Rafael Nadal

O tenista de 37 anos teve duas oportunidades para fazer 5 a 1, mas Nadal soube retomar a eficiência do saque para permanecer no set. O 'Rei do Saibro' ainda confirmou o serviço duas vezes, mas não foi o bastante para evitar uma derrotar no parcial.

Federer seguiu bem no quarto set. Em sua segunda oportunidade, ele quebrou o saque do rival no terceiro game. O jogo continuou equilibrado, com confirmações de saque para ambos os tenistas nos games seguintes.

No oitavo game, o suíço teve dois match points, mas Rafa salvou ambos. Na sequência, Nadal teve a oportunidade de empatar, mas não aproveitou. Ele ainda salvou mais dois match points, mas Federer converteu o quinto e selou a classificação.

Da redação

Publicado em 12 de Julho de 2019 às 15:42


Notícias Roger Federer Rafael Nadal Wimbledon Novak Djokovic