Mental

Em meio à natureza

Está prestes a enfrentar um oponente amedrontador em um jogo crucial? Deixe a natureza ser o seu guia


É o grande dia. Não importa se é a final de um torneio ou simplesmente um jogo importante, há muita coisa implicando na sua capacidade de desenvolver o seu melhor na partida de hoje. Você fez tudo o que podia para se preparar – treinou diligentemente, está bem fisicamente e ainda estudou o seu oponente. Há algo mais? Apenas uma volta pela natureza pode ajudar a garantir que você tenha a força mental necessária para levar a melhor sobre seu adversário em quadra.

Filósofos, escritores e pessoas leigas também sempre suspeitaram que interagir com a natureza pode ter um efeito positivo na sua habilidade de realizar o seu melhor. Recentemente, cientistas confirmaram essa ideia. Caminhar uns 5 quilômetros por um bosque arborizado aumenta o poder de concentração se comparado com andar a mesma distância em um centro urbano. Mesmo gastar 10 minutos (sim, apenas 10 minutos) olhando para fotos de cenas da natureza no computador leva a uma melhora no foco e na concentração em relação a pessoas que olham para fotos de cidades.

AMBIENTES NATURAIS AJUDAM A CONCENTRAR

Por que estar na natureza (ou simplesmente vê-la) altera o poder mental? A resposta remete ao professor de Harvard William James, um dos fundadores da psicologia moderna. No final do século XIX, ele fez uma distinção entre dois tipos de atenção. Alguns elementos no ambiente são cativantes sem esforço e chamam a atenção involuntariamente: “coisas estranhas, coisas que se mexem, animais selvagens, coisas brilhantes”, Williams disse. Quando situações não nos cativam involuntariamente, precisamos uma forma de atenção voluntária e direcionada.

Cientistas comparam a atenção direcionada, que é o coração da nossa habilidade de nos concentrar, a um músculo mental que pode ser gasto com o tempo. Quando você está na natureza, seu arredor (seja um pássaro cantando ou um lindo poente) modestamente rouba a sua atenção involuntária, o que lhe dá um tempo de atenção direcionada para descansar e se recuperar.

CIDADES CANSAM A MENTE

Estar no meio de um ambiente urbano enlouquecedor tem o efeito contrário. Cidades transbordam de objetos e eventos que atraem atenção involuntariamente de forma drástica, como a buzina de um carro que está prestes a lhe atropelar. Você também tem que constantemente mirar sua atenção direcionada para evitar anúncios que possam atrai-lo a comprar algo de que não precise. Em pouco tempo, ambientes urbanos tendem a ser muito menos “restauradores” que os naturais; é por isso que a natureza pode ser tão benéfica.

A habilidade de se manter focado em um jogo importante – se concentrar no que você precisa fazer para vencer seu adversário – é tão primordial quanto as habilidades físicas que você traz para a quadra. Depois disso, se você não conseguir se concentrar durante toda a partida, a qualidade do seu backhand ou seu físico não vão importar muito. Seu adversário provavelmente vai se sobressair no final. Ao ligeiramente atrair nossa atenção involuntária e deixá-la direcionada, as habilidades de concentração descansam, a natureza parece rejuvenescer todos os processos cerebrais que são importantes para assegurar o sucesso.

From Tennis Magazine. Copyright 2012 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Sian Beilock

Publicado em 22 de Janeiro de 2013 às 09:52


Instrução - Mental

Artigo publicado nesta revista

Brasil Open 2013

Revista TÊNIS 112 · Fevereiro/2013 · Brasil Open 2013

O ATP brasileiro recebe Nadal na edição de 2013