Australian Open

Em duelo épico, Osaka supera Kvitova e conquista o título do Australian Open

Japonesa será a nova número 1 do mundo na próxima atualização do ranking


Reprodução Twitter/Australian Open

Naomi Osaka (4ª) é a grande campeã do Australian Open. Na manhã deste sábado, em partida épica, ela superou a tcheca Petra Kvitova (6ª) por 2 sets a 1, parciais de 7/6(2), 5/7 e 6/4, em 2 horas e 28 minutos.

A japonesa chegou a ter três match points no segundo set, mas sentiu a pressão, caiu de rendimento e viu a rival reagir. Mesmo assim, voltou ao melhor nível para vencer no terceiro.

Leia mais:

Stosur/Zhang superam campeãs de 2018 e conquistam título de duplas no Australian Open

Melhores momentos: veja como foi a vitória arrasadora de Djokovic na semi do Australian Open

Com a conquista, a japonesa chega ao seu segundo título seguido em Grand Slams. Ela já havia levantado o troféu no US Open em 2018, batendo Serena Williams em polêmica final.

Para aumentar o sabor do título, a japonesa será também, a partir desta segunda-feira, a número 1 do mundo, pela primeira vez na carreira, aos 21 anos. A segunda colocação fica justamente com Kvitova, 740 pontos atrás (7030 a 6290).

O jogo

As duas começaram extremamente eficientes nos saques. Os primeiros games foram de poucas trocas e muitos pontos definidos após bons serviços que dificultaram a devolução. 

A primeira a ter chances de quebra foi Kvitova, no quinto game, mas sem sucesso. Na sequência, a oportunidade foi para Osaka, que também desperdiçou. Em uma série de games com dificuldades para a sacadora, a japonesa saiu de 0/40 no sétimo.

Depois disso, as duas voltaram a confirmar com tranquilidade, até o 12º game, quando Naomi chegou a ter dois set points no serviço de Petra. A europeia se salvou e forçou o tiebreak. No desempate, porém, Osaka sobrou, aplicando 7/2.

Confira o tiebreak do primeiro set na íntegra:

Tentando mostrar que não se abateu com a derrota, a tcheca começou o segundo set quebrando logo no segundo game. Porém, a japonesa devolveu logo na sequência.

E, para piorar a vida de Kvitova, Osaka quebrou novamente para abrir 3/2 e saque. Aproveitando o bom momento, e vendo a rival errar cada vez mais, Naomi não teve maiores problemas para manter seus games.

Reprodução Twitter/Australian Open

 A jovem de 21 anos chegou a ter 0/40 para fechar o duelo no nono game, mas Petra se salvou. E a japonesa sentiu a pressão em seu serviço, sendo quebrada e deixando a tcheca empatar em 5/5. Para completar, Osaka perdeu mais uma vez o saque, e Kvitova fechou em 7/5.

Confira o game decisivo do segundo set:

Precisando se recompor após o final desastroso no segundo set, Naomi conseguiu manter seu primeiro serviço para marcar 1/1, encerrando série de cinco games seguidos da adversária. Para melhorar, quebrou na sequência: 2/1.

Sacando em 3/2, Osaka encarou break point, mas foi precisa nos saques, conseguindo se manter em vantagem. No sétimo game, mais uma vez a asiática se viu com 0/40 a favor, e de novo Kvitova se salvou.

Desta vez, porém, a japonesa não se perdeu mentalmente, confirmando de 0 na sequência e, novamente, ficando a um game da vitória. Petra jogou pressão ao confirmar, fazendo Naomi sacar em 5/4. Sem titubear, ela não repetiu a queda e finalizou o duelo, confirmando o título.

Confira o game decisivo do jogo:

Da redação

Publicado em 26 de Janeiro de 2019 às 09:14


Notícias Kvitova Osaka Naomi Petra AusOpen Australian Open