Nem vem

Em defesa, Cilic nega ter inventado lesão para encobrir doping em Wimbledon

Croata admite que estava sentindo incômodo no joelho antes do Grand Slam inglês e vai recorrer de punição da ITF na Corte Arbitral do Esporte


Zagreb (Croácia) - O croata Marin Cilic se defendeu, na última quarta-feira, das declarações do tribunal antidoping da Federação Internacional de Tênis (ITF), o qual divulgou que o tenista "teria usado uma lesão em Wimbledon como desculpa para encobrir o teste positivo por doping", a fim de blindar sua imagem publicamente. 

Cilic diz que já estava sofrendo com o joelho antes de desistir de Wimbledon

O tenista croata confirmou que estava, sim, sofrendo de um incômodo no joelho antes mesmo de jogar o Grand Slam inglês.

"Eu já tinha desenvolvido uma lesão significativa no joelho antes de Wimbledon que se agravou durante meu jogo de primeira rodada. Fui avisado de que existia a possibilidade de meus pontos em Wimbledon serem cancelados dependendo do julgamento, então não fazia mais sentido eu arriscar meu joelho e tirar a chance de outro atleta chegar mais longe no torneio. Tomei a dolorosa decisão de abandonar Wimbledon e aceitei a suspensão voluntária enquanto a solução do meu caso estava pendente", contou Cilic.

Em abril, durante o ATP de Munique, Cilic testou positivo no exame antidoping com o uso de niquetamida após comprar um remédio em uma farmácia em Monte-Carlo. O jogador de 24 anos já disse que vai recorrer da decisão da ITF junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS). 

O croata provou ao tribunal que não adquiriu a substância para levar vantagem sobre os outros atletas e, por isso, ficou com uma pena de nove meses. Assim, caso a ITF não alterar o veredicto anterior, Cilic deverá retornar ao circuito apenas em janeiro de 2014.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 26 de Setembro de 2013 às 17:49


Notícias Marin Cilic defesa doping tribunal Wimbledon ITF