Revelação

Cilic alegou lesão em Wimbledon para "encobrir" doping, diz tribunal

Em Londres, croata não jogou a segunda rodada e disse que estava com problema no joelho. ITF avisou, hoje, que o tenista tinha aceitado cumprir a punição a partir daquele dia


Londres (Reino Unido) - O croata Marin Cilic já está cumprindo uma pena de nove meses dada pela Federação Internacional de Tênis (ITF) por ter sido flagrado no exame antidoping no ATP de Munique, em maio. No entanto, o jogador de 24 anos jogou mais quatro eventos após o torneio alemão e, em Wimbledon, desistiu antes mesmo de entrar em quadra pela segunda rodada. Ali, muitos já especulavam que ele estava cumprindo uma pena "silenciosa", e de fato isso se confirmou hoje.

Cilic não continuou em Wimbledon por ter conhecimento de punição por doping

Um tribunal do programa antidoping da ITF divulgou algumas conclusões sobre o caso nessa terça-feira, e Cilic teria abdicado de jogar a segunda partida em Londres no mesmo dia em que aceitou uma suspensão provisória a fim de evitar publicidade negativa em relação à sua imagem após o teste positivo com niquetamida, um estimulante proibido pela Agência Mundial Antidoping.

O comunicado do tribunal diz: "Cilic desistiu de Wimbledon, citando uma lesão no joelho para evitar publicidade adversa."

O croata havia declarado que ingeriu o estimulante em pastilhas de glicose compradas no nome de outra pessoa em uma farmácia. O tribunal aceitou o argumento e amenizou a pena por entender que o croata havia ingerido a substância de maneira acidental.

Assim, o jogador de 24 anos poderá retornar às quadras a partir de 31 de janeiro de 2014. Os pontos e as premiações somados por Cilic após Munique serão devolvidos.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 24 de Setembro de 2013 às 14:22


Notícias Marin Cilic doping confirmação tribunal punição ITF Wimbledon