Vai e volta!

Djokovic prevê pressão sobre Nadal por defender "caminhão" de pontos em 2014

Espanhol terá que defender, na próxima temporada, ótimas campanhas até aqui feitas em 2013. Rival sérvio alerta para a dificuldade de Rafa em permanecer no topo


Xangai (China) - Quando um jogador faz uma campanha espetacular ao longo de uma temporada, já tem consciência de que será muito mais complicado manter o alto nível por mais um ano e, consequentemente, as chances de queda no ranking são grandes.

Nadal terá muito trabalho para defender liderança do ranking em 2014

Novak Djokovic sofreu isso em 2012, quando teve que defender um "caminhão" de pontos de sua trajetória magnífica no ano anterior. Consequentemente, acabou perdendo a liderrança para Roger Federer, mas ainda assim teve tempo de recuperá-la ao final da temporada. 

Em 2013, Rafael Nadal se mostra o dono do pedaço. Com 10 títulos no total e apenas quatro derrotas ao longo do ano, o espanhol subiu de quinto para o primeiro lugar do ranking, tirando exatamente Nole da ponta da tabela. Ainda nessa reta final de temporada, o ibérico poderá somar ainda mais, já que não jogou nesse período do ano passado (por recuperação do joelho esquerdo).

No entanto, Rafa sabe que em 2014 terá a responsabilidade de defender todos esses pontos caso queira se manter como melhor do mundo. Djokovic, hoje número 2, já alerta o rival sobre a dificuldade de o espanhol ter que repetir o mesmo rendimento.

"Agora sou eu quem defende um monte de pontos, mas a partir de fevereiro será ele [Nadal] quem mais defenderá entre todos os tenistas", disse Djokovic. Em 2013, Nadal retornou às quadras no ATP 250 de Viña del Mar, em fevereiro, e até aqui somou 11.310 pontos.

"O ranking vai e vem, já faz parte do esporte. Mas para defender o primeiro lugar, o jogador precisa ser muito consistente nos resultados. Os rankings existem por uma razão. Nadal tem jogado um tênis fantástico desde sua volta e merece ser o número 1 do mundo. Os resultados dizem isso, está sendo o jogador com mais êxitos no ano", completou Djokovic.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 9 de Outubro de 2013 às 13:15


Notícias Rafael Nadal alerta Novak Djokovic liderança permanência topo dificuldade