Wimbledon

Djokovic salva 2 match points, vence batalha épica com Federer e fatura o 5º título de Wimbledon

Sérvio voltou a vencer o rival em uma decisão no All England Club para conquistar o 16º Grand Slam da carreira


Foto: Divulgação/Wimbledon

Novak Djokovic conquistou o pentacampeonato do torneio de Wimbledon neste domingo (14). Número #1 do mundo, ele superou Roger Federer na final com parciais de 7/6 (7-5), 1/6, 7/6 (7-4), 4/6 e 13/12 (7-5) em 4h55 e levantou seu 16º troféu de Grand Slam da carreira.

Leia mais:

Monteiro dedica título em Braunschweig para Pedro Dumont: “Joguei por ele”

Federer tenta quebrar sina e vencer Djokovic na decisão de Wimbledon pela 1ª vez na carreira

Ao todo, Djokovic soma agora 75 títulos em sua carreira profissional desde o primeiro, conquistado no ATP de Amersfoort em 2006. Na grama, ele detém ao todo 6 títulos.

O triunfo deste domingo foi o terceiro de Nole sobre Federer na final da competição disputada no All England Club. Os dois já haviam se enfrentado nesta fase em 2014 e 2015, com duas vitórias do tenista de Belgrado.

Foto: Divulgação/ATP Tour

O jogo

O set inicial teve grande equilíbrio dos tenistas. Após games de 'estudo' entre os dois jogadores, Federer elevou o nível e teve um break point no quarto game, podendo abrir 3 a 1. Djokovic então soube usar bem seu saque para evitar a quebra e empatar o placar.

Ambos os jogadores tiveram êxito em seus games de serviço seguintes, originando um tie-break. Nole foi ameaçado no começo da disputa, mas Federer errou duas bolas onde poderia definir o ponto e viu o rival abrir 3 a 1.

Ele contra-atacou, apostou em fortes bolas na paralela e teve mais segurança no saque e assim virou em 5 a 3. Oscilante em toda parcial, ao ponto de ter 14 erros não forçados, Roger desperdiçou suas chances em sequência e permitiu ao oponente empatar e, logo depois, virar o placar e sair na frente do placar.

Quem imaginava que sair atrás do placar poderia fazer com que Federer caísse de rendimento se enganou. O suíço fez o contrário, não se abateu e começou em ritmo intenso a segunda etapa.

Com saque afiado - ele venceu todas as 5 bolas disputadas com o primeiro serviço e disparou 2 aces no período - ele abriu 4 a 0 rapidamente contra um agora errático oponente.

Nole , que cometeu 10 erros na parcial e confirmou apenas 27% dos pontos com seu primeiro saque, ainda confirmou o saque uma vez, mas não conseguiu ensaiar uma maior reação e perdeu o segundo set após uma dupla falta. 

A disputa voltou a ser acirrada no terceiro set. Federer e Djokovic jogavam com confiança em seus games de saque e confirmavam game após game até Nole sacar com 5 a 4. Roger neste momento teve o primeiro break point da parcial, que era também um set point, mas não o converteu e viu o resiliente Novak empatar.

O jogo então teve seu segundo tie-break. O líder do ranking mundial pressionou o oponente e venceu logo o primeiro ponto, abrindo 1 a 0 e conseguindo seu primeiro mini break. Bem no saque, ele ampliou a vantagem para 5 a 1 depois de mais erros do suíço.

O tenista da Basileia cresceu de rendimento, fez três pontos seguidos, mas já era tarde, e Djokovic soube atacar bem em seu primeiro set point para abri 2 sets a 1.

O número #3 do mundo novamente conseguiu manter a cabeça no lugar, mesmo com a desvantagem no placar. Aproveitando as oscilações do atual campeão no All England Club, ele venceu o game do rival e confirmou o seu para abrir 5 a 2.

Leia também:

Confira as principais notícias do Torneio de Wimbledon

Confira as principais notícias sobre Roger Federer

Confira as principais notícias sobre Novak Djokovic

Djokovic se saiu bem no game seguinte. Com ótimas devoluções, ele fez cair o percentual de 1º saque do rival de 90% para 58%. Sem errar, ele conseguiu provocar longas trocas de bola e viu o rival jogar duas bolas nas rede em momentos decisivos para assim quebrar o seu saque. Nole confirmou novamente, mas Federer permaneceu bem e fechou em 6/4 após um belo saque e voleio.

Foto: Divulgação/Wimbledon

O quinto set teve ares de batalha. Logo no quarto game a etapa teve um Djokovic muito próximo da quebra, com três chances de abrir um 3 a 1 que poderia definir o placar. Nesse instante, Federer ativou um modo de quase perfeição em seu saque, salvou todos os break points e manteve a igualdade no placar.

Nole começou arrasador no quinto game. Eficiente, ele rapidamente abriu 40/0. Uma série de erros provocados por golpes de Roger fez com que ele se complicasse e tivesse que sair de um 40/40 para confirmar.

Neste momento, foi o recordista de títulos de Grand Slam entre os homens que oscilou. Sem a mesma qualidade no serviço de outrora, ele cometeu erros em tomadas de decisão que permitiram ao oponente abrir 4 a 2.

Podendo abrir 5 a 2, Nole teve uma breve queda de rendimento que cedeu ao adversário duas chances de quebra. O ex-número #1 do mundo falhou e não aproveitou a primeira, mas continuou firme e teve sucesso na seguinte. 

O jogo permaneceu aguerrido, com os dois jogadores visivelmente esgotados. Cada ponto foi vencido após muita luta dos guerreiros em quadra. Federer cresceu no momento decisivo e teve dois match points. Ansioso, ele desperdiçou ambos e viu Djokovic continuar na partida. A disputa seguiu, com vitória no detalhe do sérvio no tie-break.

Da redação

Publicado em 14 de Julho de 2019 às 15:07


Notícias Novak Djokovic Roger Federer Wimbledon.Grand Slam