Um time

Delegação brasileira em Roland Garros é a maior dos últimos 20 anos

Ao todo, o país levou 13 tenistas entre chave principal e fase classificatória


Thomaz Bellucci é o principal tenista de simples do Brasil,
na atualidade, ocupando a 39ª posição no ranking ATP

O tênis brasileiro iniciou nessa segunda-feira a participação em Roland Garros, na França. Nesta edição do segundo Grand Slam do ano, o Brasil tem sua delegação mais numerosa de jogadores profissionais em mais de 20 anos, com o total de 13 tenistas distribuídos nos qualifyings masculino e feminino e nas chaves principais masculina e feminina de simples e duplas.

A fase classificatória masculina abriu as atividades em Paris com quatro brasileiros em ação: o cearense Thiago Monteiro, que faz sua estreia em quali de Grand Slams no profissional; o paulista João Souza (Feijão) e os gaúchos André Ghem e Guilherme Clezar. Neste ano o Brasil também tem também duas participantes no qualifying feminino, com as paulistas Beatriz Haddad Maia e Paula Gonçalves, que também faz sua estreia.

Já a pernambucana Teliana Pereira tem presença assegurada na chave principal feminina de simples, enquanto os paulistas Rogério Dutra Silva e Thomaz Bellucci, que também compete nas duplas, são os representantes nacionais na chave masculina. Atual campeão de Roland Garros, o mineiro Marcelo Melo puxa a fila de mais três tenistas brasileiros que competem em parcerias no saibro parisiense: Bruno Soares, André Sá e Marcelo Demoliner.

Nem mesmo na Era Guga (entre 1996 e 2008), o Brasil teve tantos tenistas no Grand Slam francês. Em 1996, eram apenas seis jogadores competindo, sendo todos do masculino e nenhum da chave de duplas. O número mais próximo que o país chegou a ter nas últimas duas décadas foi em 2009, 2010 e 2011, quando contou com o total de 12 participantes em Paris, mas sem representação feminina em chaves principais e qualifying.

 

LEIA MAIS
Brasileiros perdem no quali de Roland Garros
Bellucci aplica pneu, mas sofre virada de Djokovic
Rogerinho leva primeiro troféu da temporada em apenas 68 minutos
Monteiro emplaca quarta vitória contra um top 100 na temporada
De virada, Monteiro conquista seu primeiro challenger da carreira

Da redação

Publicado em 17 de Maio de 2016 às 12:45


Notícias Roland Garros Thomaz Bellucci Marcelo Melo Bruno Soares Teliana Pereira Rogerinho Thiago Monteiro André Ghem Guilherme Clezar