ATP Finals

Corrida para Londres: Nadal passa Djokovic e assume liderança no ranking do ano

Contando apenas os pontos desta temporada, espanhol leva vantagem em relação ao sérvio


Nadal lidera o ranking de 2019 (Foto: Reprodução Twitter/ATP)

O título de Roland Garros pode não ter feito a diferença, em termos de ranking, para Rafael Nadal, que segue como número 2 e viu até Novak Djokovic ampliar a vantagem na ponta. Porém, na corrida para o Finals, a vitória rendeu frutos matemáticos ao espanhol.

No ranking que considera apenas as pontuações de 2019, o Touro Miúra assumiu a liderança com o troféu no Slam francês. Agora, ele tem 5505 pontos na temporada, contra 4725 de Nole, eliminado na semi em Roland Garros.

Leia mais:

Ranking ATP: Nadal mantém 2º lugar com título em Roland Garros; Fognini e Khachanov estreiam no top 10

Ranking WTA: Barty dispara após título em Roland Garros, assume vice-liderança e cola em Osaka

Com estes números, mesmo com a temporada ainda na metade, Nadal e Djokovic estão praticamente garantidos na disputa do Finals e mostram-se os principais candidatos a disputarem o topo do ranking até o final do ano.

A partir da temporada de grama, o ainda líder Novak terá muitos pontos a defender. Ele precisará revalidar os títulos de dois Slams, Wimbledon e US Open, além das conquistas nos Masters 1000 de Cincinnati e Shanghai. Rafa, por sua vez, se lesionou em 2018 e encerrou a temporada ainda em setembro, o que lhe dá vantagem na briga, já que jogará com menos pressão.

Algumas disparidades entre os rankings geral e de 2019 são bastante curiosas. Juan Martin Del Potro, que jogou apenas quatro torneios até aqui no ano, é o 67 na Corrida para Londres, embora seja o número 12 do mundo. Marin Cilic, que vive temporada complicada, está em 54º lugar no ano, mas em 15º na lista geral.

Entre os brasileiros, o número 1 da corrida para Londres é o mesmo do ranking da ATP: Thiago Monteiro. Considerando os resultados de 2019, ele é o 96º colocado, com 296 pontos.

Confira os 8 tenistas que, hoje, estariam classificados para o ATP Finals:

1º Rafael Nadal-ESP, com 5505 pontos

2º Novak Djokovic-SRB, com 4725 pontos

3º Roger Federer-SUI, com 3360 pontos

4º Dominic Thiem-AUT, com 3305 pontos

5º Stefanos Tsitsipas-GRE, com 2940 pontos

6º Kei Nishikori-JAP, com 1710 pontos

7º Daniil Medvedev-RUS, com 1585 pontos

8º Fabio Fognini-ITA, com 1550 pontos

Da redação

Publicado em 10 de Junho de 2019 às 21:01


Notícias ATP Finals Novak Djokovic Rafael Nadal Corrida para Londres