Fisioterapia

Corra! Corra?

Sabe-se que correr ajuda no preparo e, com isso, a melhorar o desempenho em quadra. Mas também é preciso ter cuidado para não se lesionar na corrida



A PRÁTICA DA CORRIDA PARA OS TENISTAS
é considerada fundamental para um bom desempenho do jogador, mesmo sabendo que existem muitas variáveis que poderiam influenciar o que seria um "bom desempenho" para cada pessoa. Por exemplo, ganhar um torneio ou concluir uma partida em dupla pode ser considerado um ótimo desempenho, dependendo do que cada um tem como expectativa para aquele momento.

Independentemente do que se aspira no tênis, a prática da corrida irá proporcionar uma melhora do condicionamento físico e, consequentemente, trará reflexos diretos na prática do tênis. O tipo de solicitação fisiológica de uma partida, ou até mesmo de um treino, se assemelha, em muitos aspectos, com um treino de corrida.

Caso o jogador de tênis opte em praticar a corrida algumas vezes por semana, deverá saber que existem alguns cuidados a serem tomados. Sendo assim, apresentamos um breve resumo das principais lesões relacionadas à prática da corrida, assim como discutimos alguns aspectos ligados à prevenção de lesões.


LESÕES NA CORRIDA
De um modo geral, as lesões que atingem os praticantes de corrida são classificadas como lesões por sobrecarga (overuse), ou seja, uma série de microtraumas por repetição no corpo, principalmente nos tendões, cartilagem ou ossos, que acabam por acarretar um dano nesse tecido, que necessitará de reparo.

As causas das lesões por sobrecarga em corredores podem ser divididas em duas categorias:
1) Características do treinamento: observa-se um grande aumento da quilometragem semanal, ou da intensidade do treinamento;
2) Presença de alterações anatômicas: alteração da angulação do joelho, presença de pé cavo e diferenças no comprimento das pernas superior a 1 cm.

LESÕES MAIS COMUNS
Tendinopatias: inflamação do tendão. As tendinopatias mais comuns na corrida são a do calcâneo, ou do Aquiles (calcanhar), e a patelar (joelho).

Fascite Plantar: a fáscia plantar é uma faixa de tecido broso que se estende do calcanhar até a ponta dos dedos e tem como função a sustentação do pé. A Fascite Plantar é uma inflamação deste tecido e se caracteriza por dores na sola do pé e calcanhar, principalmente pela manhã, ao sair da cama, podendo persistir o dia todo em alguns casos.

Síndrome da Banda Íliotibial: também conhecida como o "joelho do corredor". Trata-se de uma inflamação do tecido encontrado na parte lateral do joelho (Banda Íliotibial) e é causada pelo atrito dessa banda com uma parte de um osso do joelho (côndilo lateral do fêmur). Essa síndrome é caracterizada por dores na região lateral do joelho.

Síndrome da Dor Patelofemoral: é uma síndrome comum que afeta diversas pessoas. É causada por uma variedade de fatores, incluindo fraqueza muscular, mecânica anormal dos membros inferiores, instabilidade do joelho e excesso de treinamento. Tem como sintomas típicos: dor anterior no joelho e "estalos" na articulação durante os movimentos de vida diária, como subir e descer escadas.


Pesquisas demonstram que o alongamento não está relacionado
à prevenção de lesões

 

 

#Q#

Fotos: Photoxpress.com
A maioria das lesões dos prati cantes da corrida acontece por sobrecarga



PREVENÇÃO DE LESÕES NA CORRIDA

As lesões na corrida são, em sua maioria, por sobrecarga e estão associadas a questões anatômicas, biomecânicas e ambientais. E o que podemos fazer para preveni-las? Esta pergunta envolve uma série de fatores e ainda traz grande quantidade de dúvidas para os pesquisadores da área.




Mesmo assim, ao longo de tantos anos de estudo nessa modalidade, os pesquisadores mostraram que o treinamento de exibilidade, também chamado de alongamento, não está relacionado à prevenção de lesões em praticantes da corrida.

Outro fato que chama atenção, apesar da grande quantidade de propagandas das empresas fabricantes de tênis de corrida alardeando eventuais benefícios da tecnologia empregada em seus produtos, é a inexistência de estudos de boa qualidade que apontem que o uso de um tênis especial de corrida (com controle de pronação, supinação, amortecimento etc) previna lesões de maneira mais eficiente que um tênis convencional simples e barato.

Photoxpress.com


Porém, outros fatores que estão envolvidos no treinamento da corrida merecem atenção especial, como o volume de treinamento semanal e um histórico de lesões ligado à prática da corrida. Em relação a qual seria a distância segura, alguns estudos científicos propõem que aumentam as chances do praticante de corrida se machucar quando se ultrapassa uma média de 40 a 50 km semanais.

O uso de um tênis especial (minimalista) durante a prática da corrida tem sido o assunto de muitas pesquisas científicas atualmente, porém, ainda não se pode afirmar se existe uma associação direta do uso desse tipo de calçado e a redução de lesões musculoesqueléticas relacionadas à corrida.

Ainda que não se saiba exatamente qual seja a melhor maneira de se prevenir as lesões, sabe-se que o acompanhamento de um profissional especializado no esporte e avaliações físicas periódicas devem auxiliar o atleta.

Co-autores Bruno Tirotti Saragiotto, Tiê Parma Yamato e Alexandre Dias Lopes

Ricardo Takahashi E Equipe

Publicado em 17 de Maio de 2011 às 07:33


Preparação Física/Fisioterapia

Artigo publicado nesta revista