Táticas Mentais

Confiar é Preciso

Você confia no seu taco? Autoconfiança é uma das chaves para alcançar o sucesso no esporte


Ron C. Angle / TPL

Se o Argentino Juan Martin del Potro não tivesse tido a visão de um dia chegar ao pódio de um torneio profissional, se não tivesse a vontade, a determinação e a confiança em si mesmo, não teria conquistado o US Open de 2009. Estabeleceu metas, trabalhou, confiou, e lá chegou. A autoconfiança é a convicção de que se pode fazer bem as coisas, em qualquer lugar ou situação. No esporte, ela é definida como a confiança do jogador em seu próprio talento ou potencial; em seus golpes, em sua condição física, em sua força mental, determinação, persistência etc. A autoconfiança deve ser baseada numa concepção realista de quem somos: todos possuem qualidades e pontos a melhorar!

A confiança em si mesmo é construída ao longo de toda a vida. Se até os três anos de idade acredita-se que a criança desenvolve seu filtro perceptivo básico - ou seja, como ela percebe o mundo (um lugar amoroso, ameaçador, seguro, confuso, tranquilo?) -, no momento em que ela pisa numa quadra de tênis, essas percepções podem ser reforçadas ou alteradas, ao menos em parte.

#Q#

Aprender com Erros

Em um ambiente de aprendizagem saudável, há o momento para regras serem colocadas e cumpridas, momento para instruções serem dadas, mas também deve haver o momento para os elogios e para o reforço positivo. Se a criança não possui um ambiente seguro - para explorar, acertar e errar - deixa de desenvolver a criatividade e a confiança em si mesma. Errar e aprender com os próprios erros, sem culpas, contribui para o aprimoramento de seu processo de tomada de decisão (é por isso que o processo pedagógico de "descoberta guiada" é tão importante na formação de tenistas).

Isto posto, também faz parte do processo de construção da confiança em si mesmo a arte do estabelecimento de metas. Chamamos de "arte" porque o grande sonho pode parecer inatingível, e a arte consiste justamente em determinarmos um caminho possível para se chegar até ele, repleto de etapas de curto e de médio prazo. Desta maneira, cada êxito obtido no caminho rumo ao objetivo pode ser comemorado. Cada passo dado para chegar ao grande sonho fortalece a autoestima e a autoconfiança.

No caso do tenista, o estabelecimento de metas concretas, realistas e com prazo definido ajuda a focalizar sua atenção e a regular seus esforços. Também testa a sua vontade e persistência para atingi-las. Por fim, estimula a sua criatividade para lidar com os diferentes desafios que virão.

Metas Realistas

Trabalhar com metas realistas é muito importante. Cada jogador possui talentos e limitações, e colocar objetivos muito altos ou fora da realidade para determinado atleta pode surtir o efeito contrário (deixá-lo com a confiança abalada devido a sucessivas derrotas em torneios que estão acima do seu nível técnico, por exemplo). Para ilustrar este ponto, queremos citar a fantástica volta às quadras do norte-americano Andre Agassi em meados da década de 1990, que atingiu a primeira posição do ranking mundial depois de ter abandonado temporariamente as quadras por problemas pessoais.

Seu treinador na época, o experiente e inteligente Brad Gilbert, montou um calendário que incluiu dois torneios Challenger de 25 mil dólares. O objetivo? Jogar partidas, voltar ao ritmo. No primeiro destes Challengers, ele foi derrotado na final por um tenista que ocupava a posição de número 202 no ranking da ATP. No seguinte, foi campeão e seguiu seu caminho, passo a passo, na volta ao topo do ranking.
Estabeleça metas de desempenho em todos os aspectos do jogo: metas para desenvolver confiança em seus golpes; para desenvolver a força mental; para desenvolver o condicionamento físico; para desenvolver-se taticamente.

Estas metas são divididas em mensais, quinzenais, semanais e diárias. Anote estes objetivos, quantifique-os, e avalie-os o periodicamente. O tenista precisa saber o quanto caminhou e quanto falta caminhar para atingir seus pequenos êxitos. Esse processo é trabalhoso, exige que o treinador conheça muito bem os seus atletas - no caso de estabelecer suas metas sozinho, seja realista - e funciona muito bem para construir um jogador confiante.

#Q#

Ron C. Angle / TPL

Faça Fácil

Damos a seguir algumas sugestões de metas para você ter uma ideia mais concreta do que estamos falando:

Metas para Consistência e Confiança em Seus Golpes

Marcar áreas alvo de profundidade dos dois lados da quadra. Estabeleça um número mínimo de bolas em seguida que você e seu parceiro de treinos acertarão na área alvo. Comece com cinco bolas. Se um dos tenistas errar, a contagem volta ao zero.

Metas para Desenvolver o Diálogo Interno Positivo

Coloque vinte pedacinhos de papel em um dos bolsos do seu short. Cada vez que fizer um comentário negativo sobre si mesmo, coloque um papelzinho no outro bolso. A meta é terminar o treino com os vinte papéis no bolso inicial.

Meta de Intensidade

Jogue pelo menos cinco games por treino com intensidade máxima, dando 100%. Suba até realizar todo o treino com intensidade 100%. Na hora de relaxar, relaxe 100%!

Metas Para Desenvolver o Condicionamento Físico

Abaixar o tempo no percurso de longa distância. Abaixar o tempo nos percursos de agilidade e curta distância. Aumentar as marcas de flexibilidade.

Metas Para Desenvolver Padrões Táticos

Sacar de maneira que aumente a porcentagem de a bola voltar no seu golpe mais forte e abrir a quadra com este golpe. Sacar de maneira que dê tempo para você subir à rede e volear no fundo e no meio.

#Q#

Qual a Meta?

Se um tenista sonha em ser o primeiro do ranking mundial, bem... Primeiramente deverá ser o primeiro tenista do seu grupo de treino, depois o primeiro de seu clube, primeiro de sua cidade, do estado, do País... ou estar entre os dez primeiros! Uma medida indicada pela Federação Internacional de Tênis (ITF) para acertar o nível de competições para cada tenista é aquela em que ele/ela consegue, pelo menos, duas vitórias para cada derrota. Se o tenista só perde na primeira rodada, sempre, como construirá sua autoconfiança? Desenvolver um calendário de competições que permita pequenos êxitos é a última meta importante do treinador na direção da construção de tenistas confiantes!

Suzana Silva é diretora da
Suzana Silva Promoções.
contato@suzanasilvapromocoes.com.br

Suzana Silva

Publicado em 21 de Outubro de 2009 às 08:06


Instrução - Mental

Artigo publicado nesta revista

Rio 2016

Revista TÊNIS 73 · Novembro/2009 · Rio 2016