Em pouco tempo, você pode entreter muitas crianças e fazê-las apreciar o esporte
INDICADO PELA ITF para atender as crianças de 5 a 8 anos, o estágio da bola vermelha já comporta jogos e competições, por que não? Aqui abrirei parênteses para contar que uma crise com situações de competição me tirou do tênis por três anos e meio. Fecho parênteses. A compreensão de que jogar é uma função humana natural me trouxe ao tênis de volta com todas as minhas forças.
Ilustrarei esta compreensão descrevendo uma situação que aconteceu em uma famosa academia de tênis em 2009, quando levamos nossos alunos para um gostoso intercâmbio. A academia possuía crianças mais velhas do que novas, e a nossas eram mais novas do que velhas. Então, a saída foi montar duas equipes mistas, tenistas daqui e de lá.
O tipo de disputa foi no sistema Play and Stay: quadras pequenas, bolas mais lentas, jogos mais curtos, revezamento de adversários para as crianças se conhecerem ao máximo. Antes do confronto, uma rápida explicação aos pais e crianças sobre o que iria acontecer a seguir: os tipos de jogos, a filosofia do encontro, a filosofia mundial do Play and Stay, e finalmente a importância de se ensinar às crianças que, sem o adversário, não haveria jogo, por isso a importância de cumprimentá-lo ao final e dizer "obrigado".
Na primeira parte do confronto, jogos de corridas em percursos com obstáculos e provas de coordenação óculo-manual. Na parte final, um grande jogo pré-desportivo por equipes, envolvendo todos os participantes dos dois times ao mesmo tempo.
Um professor - no caso eu - organizava os jogos de um game, um game de revanche, e terceiro game em caso de empate, para entrar nas quadrinhas vermelhas. Outros dois professores tomaram conta das quadras laranja e verde. Dois assistentes circulavam para orientar sobre regras e quaisquer outras dúvidas que as crianças tivessem. Nas quadrinhas vermelhas começaram a se desenrolar cenas extraordinárias:
Cena 1: crianças queriam jogar mais. "Mas esta é da sua equipe!", dizia eu; "Ah, mas eu ainda não joguei com ela!". Deixei, né?
Cena 2: dois irmãos foram jogar - também eram da mesma equipe, mas insistiram. Aí eu olho, e o irmão mais velho para o jogo e vai para o outro lado da rede ensinar o mais novo a segurar a raquete melhor. Depois desta rápida orientação, volta para seu lado para sacar. Elogia o irmão.
Cena 3: outro jogo termina, os adversários se cumprimentam. Aquelas mãos ainda gordinhas - mãos de criança - e tímidas quando encontram mãos de quem não conhecem muito bem. Mas vão lá agradecer.
Cena 4: quatro crianças entre 6 e 8 anos vem me perguntar se podem fazer uma duplinha. Neste momento já estou quase chorando.
Cena 5: duas crianças que já haviam jogado me pediram para jogar de novo.
Cena 6: o intercâmbio termina, entrega de prêmios e brindes, sorteios, discurso rápido e.... lá estavam as crianças voltando para as quadrinhas. Com amigos que fizeram ali, com os pais; queriam ficar mais.
Cena 7: na despedida, crianças suadas e risonhas nem lembravam se haviam ganhado ou perdido, mas que brincaram, isso brincaram. Missão cumprida. Cai o pano.
ESQUEMA DA COMPETIÇÃO
Esquema geral de uma competição no sistema Play and Stay para quadrinhas vermelhas:
Triatlon ou Três disputas
Filosofia da coisa: as crianças pequenas precisam desenvolver todas as suas habilidades motoras básicas de deslocamento, manipulação e de equilíbrio enquanto se divertem. Também precisam aprender a cooperar e disputar. Portanto, junto com as partidas de tênis, é bacana que se organize uma estação de corridas e outra de esportes ou jogos em equipes (queimada com bolas de espuma é uma brincadeira fácil de organizar e, de quebra, as crianças treinam o arremesso que um dia virará o saque). Isso resolve também uma questão emocional: as crianças podem não ser boas ainda nas rebatidas, mas são rápidas nas corridas, ou possuem uma boa liderança em uma situação de time, e as diferentes atividades permitem que todas exercitem seus talentos.
#Q#
Número de crianças participantes
Como você viu na edição anterior, pode-se ter até 12 crianças jogando em seis quadrinhas ao mesmo tempo. Você pode ter então, nas três disputas, 36 crianças participando ao mesmo tempo. Além da quadra de tênis normal, você precisa ter mais uma quadra ou espaço para corridas (para 12 crianças) e para o jogo em equipes entre mais 12 crianças (improvise, o espaço de jogo pode ser uma quadra de squash, uma quadra poliesportiva, uma sala de ginástica etc).
Duração do encontro
Vai depender de quanto tempo de quadra você irá dispor. Mas já vamos avisando que competições que durem mais do que 4 horas pode levar as crianças pequenas à exaustão e à desidratação - porque se envolvem tanto que se esquecem de tomar água e descansar. Elas brincam com "abandono". As partidas de tênis podem ser por tempo (cada uma dura um minuto) e, em meia hora, você faz um-contra-todos. Para o rodízio se completar, em uma hora e meia você fez 24 crianças felizes.
Recursos materiais e humanos
Cinco professores podem se dividir entre as tarefas: três no tênis (no máximo), um nas corridas, um no jogo em equipes. Uma bola de borracha. Marcação para saída e chegada da corrida. Um elástico grande para servir de rede, com alguns lenços coloridos para melhorar a visualização. Oito bolas vermelhas do Play and Stay. Três pranchetas, três canetas, folhas de resultados. Só isso? Só isso, mais amor, bom humor e fairplay.
P.S.: Não posso deixar de dizer que não deixamos os pais ficarem dentro da quadra para que seus filhos pudessem brincar à vontade. Fico pensando o quanto me "xingaram", pois queriam lamber suas crias e tirar fotos... Mas, vendo a cara da molecada ao final, sei que valeu a pena.
Mais informações nos sites:
www.tennisplayandstay.com
www.cbtenis.com.br
www.tennis10s.com
Publicado em 19 de Abril de 2010 às 13:02