Do Outro Lado do Mundo...

Brasil arrisca e embarca com sete jogadores para o qualifying do Aberto da Austrália

Legião formada por Rogerinho, Alves, Kirche, Clezar, Fabiano de Paula, Hocevar e Teliana Pereira tentam se juntar a Bellucci na chave principal


Ron C Angle (TPL)
Rogerinho será um dos brasileiros em ação no quali do Australian Open
O Aberto da Austrália é o Grand Slam em que os brasileiros raramente obtêm um grande resultado. Não é para menos que Gustavo Kuerten, em quase 10 anos disputado o torneio, jamais passou da terceira rodada (em 2004). Uma das principais dificuldades para os tenistas nacionais é o deslocamento até o evento, realizado em Melbourne, na Oceania.

São quase 24 horas de voo até chegar ao local de competição, também marcado pelo forte calor no mês de disputa. As temperaturas chegam, durante o dia, perto dos 40ºC e não é surpresa que muitos jogadores sofram com insolação ou desidratação ao competirem em condições como essas.

Por isso, é nítido que muitos brasucas tenham certa resistência para embarcar para a verdadeira saga do outro lado do mundo. No entanto, em 2013, o país verde-amarelo terá muitos nomes na chave do qualifying do evento, que acontece entre 9 e 12 de janeiro nas mesmas quadras do complexo Melbourne Park.

Getty Images Latam/ Divulgação Adidas
Bellucci é o único brasuca na chave principal em Melbourne
Em lista definida nessa quarta-feira, sete brasileiros viajarão para a Oceania no início de janeiro - seis homens e uma mulher. Do lado masculino, Rogério Dutra Silva (126º), Thiago Alves (130º), Leonardo Kirche (201º), Guilherme Clezar (235º), Fabiano de Paula (242º) e Ricardo Hocevar (244º) serão os nossos representantes em busca de três vitórias na fase prévia para se juntar a Thomaz Bellucci, único tenista do país na chave principal.

No lado entre as mulheres, a pernambucana Teliana Pereira, 164ª do ranking da WTA, será a solitária brasileira em busca de quebrar o tabu de 20 anos do Brasil sem uma jogadora na chave principal de um Grand Slam. A última vez que isso aconteceu foi Andrea Vieira no US Open de 1993.

Dos sete brasucas, apenas Ricardo Hocevar conseguiu disputar a chave principal em Melbourne. Em 2010, o tenista furou a fase qualificatória e enfrentou o ídolo local Lleyton Hewitt na primeira rodada em plena Rod Laver Arena, quadra central do complexo australiano.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Rogerinho, Thiago Alves e Feijão são esperanças de título para o Brasil no Aberto de SP em 2013

"Nem sonhava com um final de ano como esse", declara mineiro Bruno Soares

Guga e Larri Passos acompanham vitória de Rogerinho e Brasil se aproxima da elite daCopa Davis

+Time brasileiro dá aval para torcida provocar a Rússia: "A batata vai assar para eles"

Brasil aposta em Rogerinho e Bellucci para os Playoffs da Copa Davis

Bellucci estreia contra espanhol e tem chances de cruzar com Andy Murray no Aberto dos EUA

Rogerinho larga contra qualifier e pode cruzar com Djokovic no US Open

+Após batalha, Melo e Soares vibram com melhor campanha de uma dupla brasileira em Olimpíadas

Bellucci leva azar no sorteio e estreia contra Tsonga na Olimpíada

Bellucci e Rogerinho asseguram vaga para o Brasil no US Open

ESPECIAL:Australian Open - Apesar de ser um Grand Slam, o Australian Open, pela sua distância e fuso horário, sempre ficou um pouco em segundo plano. Mas, em 2010, a Revista TÊNIS esteve lá pela primeira vez e conta como é o tênis na terra dos cangurus, ou coalas, se preferir  (Confira!)

Da redação

Publicado em 19 de Dezembro de 2012 às 16:06


Notícias