As regras para a recuperação

Quatro dicas para colocar você fora da lista de lesionados e de volta às quadras


ella ling

Quando uma lesão no joelho, no final de 2007, tirou Meghann Shaughnessy do circuito, seus médicos disseram que a recuperação de seu menisco levaria entre quatro e seis meses após a cirurgia. Menos de três meses depois do procedimento cirúrgico, a ex-top 20 se inscreveu para participar do Sony Ericsson Open, em Miami.

Mas, seu jogo não estava no nível que deveria. Shaughnessy, hoje com 29 anos, perdeu cedo neste torneio e em outro disputado menos de duas semanas depois. Na semana seguinte, ela teve que abandonar a partida de primeira rodada em um terceiro campeonato. "Não percebi o impacto que a cirurgia teria no meu corpo. Estava tão empolgada em voltar a jogar que acelerei as coisas", disse ela. "Estava alguns passos mais lenta do que o normal, não conseguia me mexer bem e não tinha força nos meus golpes."

Este é um cenário muito comum em qualquer nível: você está afastado por causa de uma lesão, acha que está melhor e volta às quadras antes do que deveria. Na melhor das hipóteses, seu jogo não estará bom; na pior, você vai sofrer uma lesão mais grave do que a inicial. Para ajudar a voltar à melhor forma - e continuar lá - siga estas quatro regras.

Regra 1: Dê tempo de recuperação a si mesmo
"A maioria dos atletas simplesmente não querem dar um tempo", diz o Dr. Robert Gotlin, diretor de reabilitação ortopédica de esportes do Beth Israel Medicine Center, em Nova York. "A coisa mais difícil para um médico de esportes é convencer seus pacientes de que eles precisam dar tempo de recuperação ao corpo."

Se voltar a praticar muito cedo, você correrá o risco de agravar a lesão, ou machucar outra parte do corpo. "O momento mais vulnerável para um atleta é quando ele acaba de voltar a jogar", explica Todd Ellenbecker, fisioterapeuta coautor do Complete Conditioning for Tennis (Condicionamento Completo para Tênis). Uma lesão no joelho, por exemplo, pode deixá-lo um pouco menos eficiente em seus golpes, então você começa a usar mais o braço e a sobrecarregar o cotovelo. "O jogador que tinha um problema no joelho volta para me visitar com um problema no cotovelo", ele conta. "Tudo no corpo é conectado."

Se você se machucar enquanto ainda está em recuperação, pode esperar por um período ainda maior de afastamento das quadras. "Você estará lidando com mais cicatrizes e inflamações, então, seu tempo de recuperação vai dobrar", diz Gotlin. Então, o que levaria de três a seis semanas de recuperação, agora vai demorar de seis a doze semanas. "Digo aos meus pacientes para seguirem a 'Regra de uma semana': dê a si mesmo uma semana a mais de recuperação, então você estará 100% recuperado quando voltar a jogar."

Regra 2: Não fique acomodado
Uma lesão não é desculpa para parar os exercícios completamente. Use o seu tempo para manter o condicionamento cardiovascular e o treinamento de força, e sempre siga o planejamento de recuperação se estiver sendo acompanhado por um fisioterapeuta. "Se você fizer a recuperação correta e adicionar alguns treinamentos, poderá retornar mais rápido e voltar à forma mais cedo", diz Ellenbecker.

Shaughnessy praticou isto em sua recuperação em 2008. Ela treinou mais de quatro horas por dia com uma combinação de exercícios na água, bicicleta e exercícios de força. "Estou voltando às competições mais em forma do que nunca", comentou a tenista.

Se você está se recuperando de uma lesão na parte de baixo do corpo, use um aparelho para os braços ou pergunte ao seu médico se pode fazer exercícios de corrida na piscina. Se tiver um problema no cotovelo ou nos ombros, exercite-se na bicicleta ou subindo escadas. "Você tem que manter o resto do seu corpo em forma", conta Ellenbecker.

Regra 3: Volte aos poucos
O médico e o fisioterapeuta acompanharam todos os passos de sua recuperação, mas, na maior parte das vezes, você está sozinho quando vai voltar a entrar na quadra. "Você tem que trabalhar seu retorno devagar e não voltar com tudo", avalia Gotlin. "Pode levar um mês, ou seis semanas, até que esteja pronto para um jogo". Isto significa jogar por apenas 10 ou 15 minutos em seu primeiro dia de volta às quadras e tirar dois dias de descanso para recuperação do seu corpo.

fotos: Ella Ling e Ron C Angle/RCA Productions

Este é um bom momento para ter o acompanhamento de um professor para avaliar a técnica dos golpes e ter certeza de que você não está sobrecarregando uma perna ou batendo atrasado na bola. "Você pode estar compensando alguma parte do movimento e correndo o risco de uma nova lesão", afirma Ellenbecker. Até mesmo a escolha da bola deve ser diferente, especialmente se você teve um problema no cotovelo ou nos ombros. Comece com uma bola leve, depois use uma de baixa pressão e então volte a usar uma bola oficial de tênis.

Regra 4: Mantenha-se em forma
Para afastar os problemas que podem ter lhe causado a contusão, você tem que se manter saudável depois que estiver recuperado. "É importante fazer trabalho de prevenção", diz o Dr. Vijay Vad, médico especialista em esportes do Hospital para Cirurgias Especiais de Nova York. Isto inclui exercícios de equilíbrio, flexibilidade e força pelo menos três vezes por semana. Tenha certeza de que você está dando ao seu corpo um tempo suficiente para se aquecer antes das partidas e inclua em sua rotina alguns alongamentos leves depois do jogo.

Mais importante: escute seu corpo. "Você é o responsável por isso", aponta Ellenbecker. "Se alguma coisa não parece normal, é preciso ficar atento." Algumas dores depois da partida geralmente não são um grande problema, mas se você sente incômodo ou desconforto durante o jogo, ou antes mesmo dele começar, é hora de colocar a raquete de lado. Até porque, você não vai querer voltar a ficar longe das quadras depois de ter trabalhado tanto para fazer tudo certo.

From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Alyssa Shaffer

Publicado em 5 de Maio de 2009 às 05:46


Preparação Física/Fisioterapia

Artigo publicado nesta revista