Estatística

Após "quase" contra Federer, Bellucci acumula uma vitória em oito jogos contra o top 4 da ATP

Paulista faz boas partidas contra os melhores do mundo, porém deixa a desejar nos momentos decisivos; único triunfo veio contra Murray em Madri/2011


"Jogou como nunca". Essa expressão pode ser muito bem usada quando analisamos a atuação de Thomaz Bellucci contra os melhores jogadores do mundo.

Luiz Pires/FOTOJUMP
Bellucci ganhou apenas um de oito jogos contra tenistas dentro do top 4
Contra Roger Federer, Novak Djokovic, Andy Murray e Rafael Nadal, membros do atual top 4 da ATP, o paulista sempre mostrou seu melhor nível, deu trabalho aos rivais, porém acabou pecando nos momentos decisivos. A teoria do "perde como sempre" se provou em sete dos oito duelos contra atletas dessa faixa do ranking.

A única vitória veio contra o britânico Andy Murray pelas oitavas de final do Masters 1000 de Madri de 2011, quando saiu-se vitorioso por 6/4 e 6/2. Contra Nadal, foram três derrotas, duas no saibro de Roland Garros (2008 e 2010) e uma na grama de Wimbledon (em 2012).

Na última ocasião, Bellucci chegou a abrir 4/0 na primeira parcial, porém acabou levando a virada e manteve a sina de nunca ter lhe roubado um set.

Diante de Djokovic, o confronto aconteceu nas semifinais de Madri no ano passado, quando o canhoto de Tietê abriu 6/4 e 3/1 e o sérvio, em uma fase espetacular com 31 vitórias seguidas, conseguiu reverter a desvantagem e caminhou para o triunfo com 6/1 na parcial final.

E Federer teve trabalho, mas venceu os dois duelos até aqui disputados - nas oitavas do Masters 1000 de Indian Wells e, exatamente, na segunda rodada do ATP 500 da Basileia.

Contra jogadores situados no top 10, são cinco vitórias e 17 derrotas. Os triunfos foram conquistados todos no saibro, contra Fernando Verdasco (ATP 500 de Acapulco/2011), David Ferrer (Masters 1000 de Monte Carlo/2012), Tomas Berdych (Masters 1000 de Madri/2011), Janko Tipsarevic (ATP 250 de Gstaad/2012), além do triunfo contra Murray.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Bellucci lamenta vacilo crucial, mas vibra com atuação diante de Federer: "faltou pouco para vencê-lo"

Guga e Larri Passos acompanham vitória de Rogerinho e Brasil se aproxima da elite da Copa Davis

+Time brasileiro dá aval para torcida provocar a Rússia: "A batata vai assar para eles"

Brasil aposta em Rogerinho e Bellucci para os Playoffs da Copa Davis

Bellucci estreia contra espanhol e tem chances de cruzar com Andy Murray no Aberto dos EUA

Rogerinho larga contra qualifier e pode cruzar com Djokovic no US Open

+Após batalha, Melo e Soares vibram com melhor campanha de uma dupla brasileira em Olimpíadas

Bellucci leva azar no sorteio e estreia contra Tsonga na Olimpíada

Bellucci e Rogerinho asseguram vaga para o Brasil no US Open

ESPECIAL: Sob controle - Após susto no primeiro dia, Brasil consegue virada em ritmo de funk contra a Colômbia em Rio Preto e disputará pela sétima vez seguida a repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis (Confira!)

Da redação

Publicado em 25 de Outubro de 2012 às 17:21


Notícias