Formação

Ajuste as competições do Play and Stay

Use criatividade e adequação na organização das competições do sistema Play and Stay para crianças


Se o slogan do sistema Play and Stay é "Saque, jogue e pontue" - e se já explicamos em artigos anteriores que estamos aprendendo um jogo e que, portanto, devemos jogá-lo o máximo possível -, organizar competições adequadas e criativas para as crianças está totalmente de acordo com a filosofia do programa.
Crianças jogam, brincam, ganham e perdem de maneira natural, quando nós não atrapalhamos*. Criar um ambiente saudável de jogos desde o início deixa as crianças acostumadas com a emoção dos torneios, e elas poderão sentir esse ambiente como acolhedor e cheio de "aventuras", o que pode ser muito útil para suas competições futuras. As aventuras são proporcionadas pelo próprio jogo: adversários diferentes, pisos diferentes, sol, vento etc.
O ambiente saudável de competição não impede que as crianças fiquem tristes com a derrota: apenas percebem que aquilo não é o fim do mundo e que logo haverá oportunidade para jogar de novo e testar suas habilidades. A tristeza passa rápido quando novos desafios aparecem.

Dicas para competições
Para tanto, os organizadores dessas competições para crianças precisam pensar em atividades:

1. Que testem mais do que uma habilidade. Por exemplo, uma criança pode ainda não dominar muito bem a bola com a raquete, mas pode correr muito bem, ou dominar a bola com o pé. Como as competições são orientadas para a diversão e para a formação esportiva total, agregar futebol, corridas, queimada etc a uma competição Play and Stay, principalmente para crianças até oito anos, é altamente recomendável.

2. Em que as crianças façam jogos com pelo menos três adversários diferentes. A Federação Internacional de Tênis (ITF) recomenda: o nível da competição é adequado ao participante quando ele tem pelo menos duas vitórias para uma derrota. Jogando três joguinhos curtos, mais um jogo coletivo, mais uma corrida, fica bem possível que, em pelo menos duas dessas cinco experiências, a criança obtenha sucesso.

3. Em que haja um mix de jogos individuais e por equipes, com premiação final para as equipes, pelo menos nas competições até oito anos. É importante que as crianças aprendam desde sempre que ninguém chega a lugar algum sozinho: no mínimo um parceiro/colega de treino você precisa para ir em frente. Sim, o tênis é predominantemente individual, mas os grandes tenistas se desenvolveram em ambientes de treinos coletivos.

4. Que tenham caráter simbólico: você pode criar uma "Copa Davis", em que as equipes representam países, ou um "Grand Slam", em que os times tenham nomes de jogadores, ou então um "Torneio da Primavera", em que os grupos sejam nomeados com flores, ou ainda um "Torneio dos Monstros", em que as equipes simbolizem celebres figuras monstruosas (Godzilla, King Kong ou os monstros mais modernos), ou, quem sabe, um "Torneio dos Clássicos", em que representam compositores de música clássica, e por aí vai.

#Q#

Pense em atividades que testem mais do que somente uma habilidade das crianças

Duração do torneio

Um aspecto que também vale a pena ressaltar para o sucesso desse tipo de competição é a duração. Nas grandes cidades, pais de famílias com dois ou três filhos têm uma verdadeira maratona de compromissos dos filhos a vencer nos finais de semana. Mesmo em cidades menores, competições que começam e terminam no mesmo dia, em quatro horas ou, no máximo, em um único final de semana têm feito enorme sucesso.
Para partidas ficarem mais curtas e rápidas em torneios oficiais de Play and Stay, sugerimos os seguintes tipos de contagem:

1. Sets curtos até quatro games. Se empatar 4 a 4, jogue um tiebreak até 7 pontos (20 minutos de duração);
2. Substituir o terceiro set por um tiebreak até 7 ou 10 pontos;
3. Jogar os games sem vantagem (no ad);
4. Jogar sem a regra let do saque (saque que toca a rede e entra é válido);
5. Usar todas as regras acima combinadas.

Em competições não oficiais, com crianças bem pequenas que começam a jogar e possuem curto tempo de atenção, sugerimos ainda as seguintes formas de contagem:
1. Tiebreak até sete pontos (7 a 10 minutos de duração);
2. Melhor de três tiebreaks até 7 pontos (por volta de 25 minutos de duração);
3. Jogos por tempo: nesse sistema, o organizador faz um rodízio entre os adversários a cada 5 ou 7 minutos. Se o tempo terminar e o jogo estiver empatado, disputa-se "um par ou ímpar" (ou cara e coroa).

Nas competições para quem está começando a jogar tênis também não devem faltar: prêmios pequenos para todos os participantes (medalhas e docinhos são sempre bem-vindos) e prêmios maiores para as equipes por classificação (vale a pena investir em troféus que passam de uma equipe para outra ao longo do ano). E, uma palavra final: mantenha essas competições simples, rápidas e sem partidas eliminatórias. Sucesso garantido!

* Nota da Autora: uma ideia sugerida no site www.tennisplayandstay.com é que os pais se envolvam no início ajudando os bem pequenos na contagem, mas apenas nas primeiras competições. E, claro, sempre em joguinhos que não envolvam seus próprios filhos. Mas a ideia, com o tempo, é que fiquem observando de longe, para deixar as crianças bem à vontade.

Suzana Silva

Publicado em 14 de Julho de 2010 às 12:05


Juvenil/Capacitação

Artigo publicado nesta revista

Espanha Campeã - Nadal em Wimbledon

Revista TÊNIS 82 · Agosto/2010 · Espanha Campeã - Nadal em Wimbledon