A conexão mais fraca?

Como prevenir lesões no tendão de Aquiles


fotos: Ron C. Angle/BEImages Sports

Aqui está o paradoxo de Aquiles: ele é o maior e mais forte tendão do corpo, mas também um dos mais vulneráveis. Este tendão conecta os músculos da panturrilha, o gastrocnêmio e o sóleo ao osso do calcanhar e é responsável pela pressão de quando se anda, corre ou salta. "Você pode expor seus tendões a forças até 12 vezes maiores que o peso de seu corpo", diz o doutor Stephen M. Pribut, especialista em lesões relacionadas à corrida.

Quando passamos aos problemas do tendão de Aquiles, há alguns réus em comum. Excesso de uso devido a um aumento repentino nos treinos é a primeira bandeira vermelha. Então, se você entrou em quadra pela primeira vez depois de alguns meses parado, preste atenção a qualquer dor acima de seus calcanhares. Outros fatores de risco podem ser torções de panturrilha, tornozelo e tendão quando se está andando ou correndo, o que pode colocar muito estresse na parte de dentro do tendão. Finalmente, usar tênis muito acolchoados na parte de trás faz com que os calcanhares afundem e pode distender o tendão de Aquiles.

Como se sabe se uma dor no tendão é séria? "Se os tendões parecerem rígidos ou doloridos quando você acorda, mas a dor diminuir quando você anda um pouco, cuidado", diz o doutor Jeff Ross, especialista em medicina esportiva. Você também pode notar um inchaço no tendão de Aquiles, sinal de uma inflamação severa. Outro sinal de alerta: dor intensa durante o aquecimento, que relaxa por um tempo, voltando apenas no final do exercício. "Se você ignorála, ela ficará pior", afirma Ross.

fotos: Ron C. Angle/BEImages Sports

PREVENÇÃO ANTES DA INTERVENÇÃO

"Se você desenvolveu dor no tendão de Aquiles e está jogando todos os dias, diminua a intensidade", aponta Pribut. Ele recomenda massagem com gelo depois do exercício e anti-inflamatórios para tirar o desconforto. Um grande alerta: não alongue demais a panturrilha. "Isso coloca muita tensão num tendão já machucado", diz o especialista, que completa afirmando que você deve ter precaução e evitar alongamentos muito forçados, especialmente os de escada. Ele recomenda o alongamento na parede, que é o melhor para ser feito depois de um aquecimento leve de corrida ou trote.

Uma razão para focar na prevenção: um tendão de Aquiles enfraquecido está vulnerável a rompimentos e distensões, que podem deixar um atleta parado por meses. "Anos atrás ignorei minha dor no tendão e desenvolvi um problema severo e tive um inchaço do tamanho de um ovo", diz Ross, veterano de 25 maratonas. "Tive que ficar três anos fora das corridas", lamenta.

Ajustar seus tênis com apoiadores de calcanhar, calços mais firmes que levantam o calcanhar, diminui o alongamento e a pressão no tendão de Aquiles, deixando-o descansar. Se a dor persistir por mais de quatro semanas, vá a um médico. Ele pode recomendar tratamento fisioterápico, que pode incluir ultrassom, estimulação elétrica e massagem. Para aqueles que não tiveram sorte com estes tratamentos conservadores, há outra opção. Em um estudo feito pela escola de medicina da Universidade de Northwestern, 41 pacientes que não alcançaram cura depois de seis meses com os tratamentos citados anteriormente, fizeram um desbridamento sonográfico do tendão, um procedimento que quebra o tecido cicatrizado e encoraja o corpo a processos de autoreparação causando sangramento dentro do tendão. De acordo com o doutor Thomas Grant, o autor do estudo, de 75 a 80% dos atletas reportaram que os sintomas ou foram completamente resolvidos ou melhoraram muito. Contudo, prevenção ainda é o melhor remédio, então mantenha o tendão de Aquiles em forma relaxando quando não estiver jogando e descansando quando sentir dor.

From Tennis Magazine. Copyright 2010 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Dana Sullivan

Publicado em 22 de Fevereiro de 2010 às 13:56


Preparação Física/Fisioterapia

Artigo publicado nesta revista