Roland Garros 2014

10 coisas que você precisa saber sobre a semifinal inédita entre Halep x Petkovic

Duas jogadoras nunca chegaram tão longe em um torneio Grand Slam. Veja algumas curiosidades sobre esse interessante duelo de amanhã!


Paris (França) – Duas jogadoras que, pela primeira vez, disputarão uma semifinal de Grand Slam. Consequentemente, uma delas debutará no grande sábado em Roland Garros. Esse é o panorama do jogo entre a romena Simona Halep e a alemã Andrea Petkovic, que farão a terceira partida da quadra Philippe Chatrier nesta quinta-feira, devendo começar por volta do meio dia (horário de Brasília).

Halep tenta vaga na final e, consequentemente, subir para o terceiro lugar no ranking WTA

Assim como a primeira semifinal, entre Maria Sharapova e Eugenie Bouchard, preparamos um guia de 10 curiosidades que você deve saber antes de ver o jogo entre Petkovic e Halep.

Confira! 

1) Petkovic somente sacou o segundo saque por quatro vezes em toda partida de quartas de final contra Sara Errani.

Andrea Petkovic entrou para o jogo de quartas de final de Roland Garros com todas as estatísticas caindo para o lado de Sara Errani. A alemã, de ranking inferior, nunca tinha vencido um set nos três jogos anteriores de quartas em Grand Slams, e, além disso, perdera o último duelo contra a italiana em sets diretos. Mas a simpática germânica estava com tudo desta vez, sacando uma barbaridade – acertou 41 de 45 primeiros serviços em quadra (aproveitamento de 91%). Ela bateria Errani por implacáveis 6/2 e 6/2 em apenas 1h03.

2) Halep levou um pouco mais de tempo do que Petkovic, mas tomou a mesma direção.

A romena não sacou 91% de primeiro saque, é verdade, porém foi bem eficiente para os planos da russa Svetlana Kuznetsova, campeã em Paris há cinco anos.  Halep disparou 18 winners para vencer pelo mesmo placar de duplo 6/2 em 1h19.

3) Tanto Halep quanto Petkovic disputarão a primeira semifinal de Grand Slam de suas carreiras.

Antes de Roland Garros, o melhor resultado de Halep em um Grand Slam havia sido as quartas de final do Australian Open desse ano (derrota para a eslovaca Dominika Cibulkova), e os melhores resultados de Petkovic foram três quartas de finais, no Australian Open (revés para a chinesa Na Li), Roland Garros (derrota para Sharapova) e no US Open (derrota para a dinamarquesa Caroline Wozniacki), todos em 2011.

Petkovic é a terceira alemã na era Pós-Graf a chegar tão longe em um Grand Slam

4) Quando foi a última vez que uma semifinal de Grand Slam foi protagonizada por duas novatas nesta fase?

A última vez aconteceu no US Open de 2009, quando Wozniacki enfrentou a belga Yanina Wickmayer. Consegue lembrar a outra antes dessa já citada? Sim. Em 2001, Kim Clijsters, ainda com 18 anos, derrotava a conterrânea Justine Henin no duelo das belgas em Roland Garros.

5) Halep chegará ao posto de número 3 do ranking se alcançar à final.

Em março, Halep subiu de sétimo para o quinto lugar da lista da WTA, tornando-se a romena com melhor ranking da história. Então, ascendeu ainda mais, chegando a Roland Garros como número 4 do mundo. Se for à primeira final de Grand Slam, escalará mais um posto. 

6) Petkovic subirá na lista da WTA independentemente do desfecho em Paris.

A alemã, por enquanto, deve subir do 27o para o 20o lugar com as semifinais em Roland Garros, sua primeira vez no top 20 desde agosto de 2012. A ex-número 9 do ranking poderá chegar à posição de número 11 se levantar o troféu de campeã. 

7) Petkovic é a terceira tenista da Alemanha na era “Pós-Graf” a chegar às semifinais de um Grand Slam.

Desde a semifinal de Steffi Graf em Wimbledon, em 1999, somente três mulheres germânicas chegaram, no mínimo, a essa fase em Grand Slams – Sabine Lisicki (uma semifinal e uma decisão), Angelique Kerber (duas semifinais) e, agora, Petkovic (uma semifinal). Graf alcançou as semifinais de Majors ou melhor em incríveis 37 oportunidades na carreira. 

8) Halep tem retrospecto de duas vitórias e uma derrota contra Petkovic, e 2x0 no ano passado.

Petkovic derrotou Halep em um ITF há cinco anos, mas os dois últimos encontros aconteceram em 2013, com a romena vencendo ambos em sets diretos.

9) Há um “10 coisas que você precisa saber” sobre a outra semifinal entre Sharapova x Bouchard.

Veja aqui!

10) As semifinais começam às 15h de Paris (10h, no horário de Brasília).

As partidas terão transmissão do canal Bandsports.

Da redação

Publicado em 4 de Junho de 2014 às 22:38


Notícias Simona Halep Andrea Petkovic semifinal inédita Roland Garros campanha Grand Slam Steffi Graf