Musas

10 coisas que você precisa saber antes de Sharapova x Bouchard em Roland Garros

Preparamos um guia de curiosidades sobre o duelo de musas, que vale vaga na decisão em Paris


Paris (França) - Maria Shasrapova e Eugenie Bouchard passaram por verdadeiras batalhas nas quartas de final em Roland Garros, e, vencedoras, agora estarão frente a frente lutando por uma vaga na grande decisão em Paris. O duelo de musas loiras promete ser disputadíssimo: a russa vem na melhor fase de sua vida no saibro e em busca do bi na França, enquanto que a canadense, fã de Masha na infância, quer ingressar pela primeira vez no top 10 da WTA, além de marcar presença no que seria a sua primeira final de Grand Slam.

Bouchard tinha Sharapova como inspiração quando criança. Amanhã, as duas duelam por vaga na final em Paris

A seguir, apresentamos 10 coisas que você precisa saber antes do duelo entre Sharapova x Bouchard nesta quinta-feira:

1) Sharapova esteve a quatro pontos de perder as quartas de final em Paris.

Tendo estado nas cordas contra a australiana Samantha Stosur nas oitavas - a russa se viu em desvantagem de 3/6, 3/4 e 30 iguais -, Sharapova mais uma vez se safou, agora contra Garbiñe Muguruza nas quartas de final - perdia por 1/6, 4/5, e precisou sacar para se manter na partida.

2) Bouchard também esteve muito próxima da eliminação nas quartas de final.

Bouchard esteve atrás no marcador nos dois sets que venceu de Carla Suarez Navarro - viu a espanhola com 5/2 no primeiro set, e com set point no 5/4, além de estar atrás por 4/1 na terceira parcial. Mas a canadense venceu três games seguidos, igualou a série e encaminhou para o triunfo.

3) Sharapova está com um retrospecto de 17 vitórias e apenas uma derrota no saibro em 2014, e levou a melhor em 52 das últimas 56 partidas no piso lento.

Sharapova somente perdeu um jogo no saibro este ano, caindo frente à sérvia Ana Ivanovic na terceira rodada do WTA de Roma. E desde que perdeu para a chinesa Na Li na semifinal de Roland Garros em 2011, ela mantém o retrospecto de 52 vitórias e quatro reveses na superfície. Além de Ivanovic, a única que ousou derrotar Sharapova foi a americana Serena Williams em três oportunidades (quartas de Madri em 2012, final de Madri em 2013 e decisão de RG também em 2013).

4) Bouchard chegou a sequência de 10 vitórias seguidas.

Depois de derrotas precoces em Madri (para Agnieszka Radwanska) e Roma (para Francesca Schiavone), Bouchard está com um retrospecto de 10-0, após vencer seu primeiro torneio WTA, em Nuremberg (5-0), e somado com a campanha até aqui em Roland Garros (5-0). De longe, é a maior sequência vitoriosa de sua carreira.

5) Sharapova tem mais experiência do que Bouchard em semifinais de Grand Slam.

Sharapova irá disputar sua 18a semifinal de Grand Slam e mantém retrospecto de 8-9 até aqui na penúltima rodada dos Majors. Bouchard, por sua vez, jogará a sua segunda semifinal de Slam, tendo alcançado a mesma fase no Australian Open desse ano (quando perdeu para Na Li).

6) Bouchard é a primeira canadense a disputar duas semifinais de Grand Slam.

Antes da campanha da loira na Austrália e em Paris, apenas uma canadense tinha alcançado uma semifinal de torneio Grand Slam - Carling Bassett-Seguso no US Open de 1984.

7) A vencedora desse jogo estará no top 10 na semana que vem - a perdedora, por sua vez, não.

Se Bouchard vencer Sharapova, duas coisas vão acontecer - Bouchard entrará no top 10 pela primeira vez na carreira, e Sharapova sairá do grupo das 10 primeiras. Se Sharapova for a melhor, nenhum dos dois fatos mencionados vai ocorrer.

8) Sharapova tem um retrospecto invejável contra tenistas mais novas.

Sharapova mantém vantagem de 138 vitórias e 27 derrotas na carreira contra rivais de 20 anos ou menos. Nos Grand Slams, a russa triunfou em 38 dos 48 jogos contra as novatas. Bouchard acabou de completar 20 anos de idade em 2014.

9) O primeiro confronto entre as loiras foi um arraso de Sharapova.

Sharapova derrotou Bouchard na segunda rodada do WTA de Miami do ano passado, com parciais de 6/2 e 6/0 - a russa venceu 11 games consecutivos.

10) O segundo duelo foi mais complicado.

Sharapova derrotou Bouchard na segunda rodada de Roland Garros do ano passado, com parciais de 6/2 e 6/4. A partida chegou a ser paralisada devido à chuva e só foi finalizada no dia seguinte.

Da redação

Publicado em 4 de Junho de 2014 às 11:34


Notícias Eugenie Bouchard Maria Sharapova semifinal Roland Garros duelo Paris saibro