Nadal brilha, arrasa Tsitsipas e busca o 18º Grand Slam na final do Australian Open

Espanhol freou o embalado grego, sensação do torneio e responsável por eliminar Federer nas oitavas. Agora, pode medir forças com Djokovic na decisão

Da redação em 24 de Janeiro de 2019 às 08:33

Foto: Divulgação/ATP Tour

O espanhol Rafael Nadal segue em sua campanha irretocável no Australian Open. Nesta quinta-feira (24), ele não deu chances para o grego Stefanos Tsitsipas e garantiu sua classificação para a decisão do torneio, onde pode reeditar a clássica final de 2012 contra Novak Djokovic. Para avançar, o espanhol anotou parciais de 6/2. 6/4 e 6/0 depois de 1h45. Assim, ele continua sem perder sets no torneio e se prontifica como favorito ao título da competição.

Leia mais:

+ Osaka bate Pliskova, garante vaga na final e enfrenta Kvitova pelo título do Australian Open

+ Com direito a pneu, Kvitova supera Collins e chega à final do Australian Open pela 1ª vez

O primeiro set mostrou um Rafa em ótima forma física e técnica. Concentrado, ele não venceu todas as bolas disputadas em seu primeiro serviço e ainda 5 das 8 jogadas com o segundo. Sem ser ameaçado em nenhum momento no saque, ele aproveitou as únicas brechas dadas por Stefanos para anotar quebras no 3º e no 7º game e assim sair na frente do placar.

Tsitsipas elevou o nível na segunda etapa principalmente em seu serviço. Mais agressivo com o saque, ele conseguiu acertar 4 aces e se manter empatado com Nadal até o nono game, quando escolhas erradas de jogadas ajudaram o espanhol a quebrar o serviço, liderar por 5/4 e, na sequência, ampliar o marcador. Consistente, o Touro voltou a apresentar bons na etapa, uma impressionante marca de 89% de pontos vencidos na rede.

Rafa seguiu a todo vapor no terceiro set. No primeiro game, boas devoluções o levaram a quebrar o saque de Stefanos. Com golpes potentes tanto com o backhand quanto com o forehand, ele impediu o grego de buscar a reação e seguiu arrasador para alcançar uma nova quebra e ter 3/0. Tranquilo, ele não demorou para fechar o placar.

Os possíveis adversários de Rafa na final

🇷🇸 @DjokerNole to meet @la_pouille for a place in the @AustralianOpen final. #AusOpen

Read More ▶️ https://t.co/5mvhA5mmpB pic.twitter.com/6iCMtGpVaa

— ATP Tour (@ATP_Tour) January 23, 2019

Em busca do título no torneio australiano, Rafa terá pela frente o vencedor do duelo entre o número #1 do mundo Djokovic e o francês Lucas Pouille. Contra Nole, Nadal soma 25 vitórias e 27 derrotas, sendo a mais marcante o triunfo do sérvio na decisão do Australian Open de 2012. Este jogo está mantém até o hoje o recorde de mais longa final da história dos Majors, com 5h53 levadas por Novak para marcar 5/7, 6/4, 6/2, 6-7(5-7) e 7/5 em 5h53 e ficar com o título.

Leia mais:

+ Especial AO: Djokovic venceu Nadal em batalha de quase 6h na final em 2012; relembre

+ Djokovic avança no Australian Open após desistência de Nishikori e desafia Pouille na semi

Contra Pouille, Rafa soma 2 vitórias e uma derrota. Tenista de 24 anos, Lucas venceu o maiorquino na única partida realizada em torneios da série Grand Slam, em 2016, pelo US Open. Na época, o ex-número #10 do mundo marcou 6/1, 2/6, 6/4, 3/6 e 7/6 (8-6) para ir às quartas de final em Flushing Meadows.

Been praying for more #SleepIsForTheWeak? 🙏

Your wish is our command. #AusOpen pic.twitter.com/Wd86MRDWrB

— #AusOpen (@AustralianOpen) January 23, 2019

A busca de Rafa pelo 18º título de Grand Slam

A classificação para a decisão do torneio aumenta a ansiedade por eventual título em Melbourne, que garantiria uma série de marcas para Nadal. Se for campeão, Rafa aumentaria sua coleção de troféus de torneios da série Grand Slam para 18, apenas dois títulos dos 20 de Roger Federer. Em sua 25ª final de Major, o canhoto de 32 anos pode se tornar também bicampeão no Aberto da Austrália, onde venceu pela única vez em 2009.

Notícias Rafael Nadal Stefanos Tsitsipas Australian Open Novak Djokovic Lucas Pouille

Mais Notícias