Maximize seu metabolismo

Queime mais calorias dentro e fora das quadras com essas dicas simples


Ron C. Angle
Queime mais calorias dentro e fora das quadras com essas dicas simples

VOCÊ PROVAVELMENTE
Começa uma partida de tênis pensando mais em como bater seu adversário do que em quantas calorias irá queimar. Mas o tênis é uma maneira divertida de se manter em forma, pense você nele como um exercício ou não. Em uma hora de partida, você queima
tantas calorias quanto em um jogo de hóquei, vôlei de praia ou basquete. Digamos que, além de vencer os jogos, seu objetivo no tênis é perder peso e o excesso de gordura. Então você precisará fazer um pouco mais, tanto dentro quanto fora da quadra, para aumentar sua taxa de metabolismo, ou seja, o quão rápido seu corpo queima calorias no decorrer do dia. Mas eis a boa notícia: sendo um jogador de tênis, você já está no caminho certo para transformar seu corpo em uma eficiente máquina de queimar calorias. Aqui vão quatro métodos comprovados para alavancar seus resultados:

1. JOGUE MAIS DURO
Treinos intercalados - atividades de explosão seguidas por períodos de descanso- são recomendados por especialistas, pois melhoram a condição física enquanto reduzem a gordura corporal. Um estudo canadense descobriu que pessoas que praticaram intensamente exercícios intercalados, queimaram, em apenas duas semanas, 36% a mais de gordura pós-exercícios e melhoraram a condição cardiovascular em 13%. Sorte a nossa que o tênis é feito de intervalos, como correr à rede para buscar uma deixadinha antes de voltar rapidamente ao fundo para devolver um lob. "Tênis é o único esporte que tem intervalos naturais dentro dele", diz Jack Groppel, co-fundador do Instituto de Performance Humana. "Você tem um período muito intenso de trabalho e, depois, pontos para se recompor outra vez". Aqui vem a parte ruim: quanto melhor o seu jogo, menos calorias você irá queimar, já que, tendo maior controle da partida, você gasta menos energia. E mais, quanto mais jogar, mais eficiente e bem preparado fisicamente você se tornará. Então desafie a si mesmo. Opte por jogos de simples ao invés de duplas, e queime por volta de 40% mais calorias. Durante um treino, jogue um game até 11 pontos com um parceiro, no qual um de vocês bata na paralela e o outro na cruzada. O jogador que bater na paralela terá um intenso exercício intercalado correndo atrás das bolas. Você pode também contratar um professor para lhe ditar o ritmo, ou verificar se seu clube oferece uma clínica de condicionamento físico. "Aumentando a intensidade, você não apenas queima mais calorias na quadra, mas também continua queimando-as depois, já que seu corpo trabalha para voltar ao estado de descanso", diz Groppel.

2.SAIA DA QUADRA
Se você não tiver garantias de que está dando duro em um jogo, terá melhores resultados se também intercalar outros tipos de treinamento. Você pode fazê-los em quase qualquer lugar - na academia sob uma bicicleta, um aparelho elíptico, uma esteira, um remador ou uma máquina de step, alternando corrida e caminhada ou pedalando na sua vizinhança. Apenas veja se estará desafiando a si mesmo na sua mais alta zona de intensidade: você deve chegar perto de perder a respiração por pelo menos 15 segundos (um nível de intensidade por volta de 9 em uma escala de 1 a 10), e então se dar um tempo para respirar (em nível de intensidade de 5 ou 6) antes de ir ao próximo exercício. "A beleza de intercalar exercícios está em sua infinita variedade", diz Martin Gibala, chefe do departamento de cinesiologia da Universidade McMaster de Ontario, Canadá. Quanto mais forte e por mais tempo você se exercita, maior será sua frequência cardíaca e capacidade de consumir oxigênio, o que significa mais calorias que você continuará queimando em seguida. Foque em dois períodos de 30 a 40 minutos por semana de exercícios intercalados.

 

#Q#

3. VÁ PARA OS PESOS
Treinamento muscular não apenas lhe dá mais força em quadra e diminui o risco de lesões, como também melhora seu metabolismo de descanso. "Treinamento regular de resistência aumentará o seu gasto diário de energia em 10%", afirma Gary Hunter, professor do departamento de ciências nutricionais da Universidade de Alabama, em Birmingham. Para uma pessoa comum, isso pode ser acima de 100 calorias ao dia, de acordo com Hunter. Aumentar massa muscular é importante também se seu objetivo é manter uma cintura fina. A pesquisa de Hunter mostrou que mulheres que fazem treinamento muscular e seguem uma dieta com muita proteína, depois de perder peso, têm um melhor metabolismo de descanso do que aquelas que fazem exercícios aeróbicos ou não se exercitam.

4. ALIMENTE SEU CORPO CORRETAMENTE
Há um período de tempo depois de qualquer exercício, seja dentro ou fora da quadra, no qual seus músculos estão condicionados para serem reabastecidos. "Entre os primeiros 15 minutos e duas horas, seu corpo está numa ótima situação para levar carboidratos para os músculos", explica Michael Bergeron, diretor do Instituto Nacional de Saúde e Performance Atlética e do Centro para Esportes e Saúde Juvenil, em Sioux Falls. Alimente seus músculos com uma proporção de três ou quatro gramas de carboidrato para uma grama de proteína, e assim recuperará mais rápido, o que no fim ajuda em tudo, desde deixá-lo pronto para jogar novamente até simplesmente ajudar a reparar e reconstruir seus músculos de modo mais efetivo. "A nutrição correta lhe trará melhor efeito no treinamento, então você poderá trabalhar em um nível maior", diz Bergeron. Pegue uma caixa de achocolatado, jogue pedaços de frutas no iogurte ou destampe uma bebida de recomposição esportiva. Você não apenas melhorará sua reposição, mas também terá menor probabilidade de comer acima do necessário naquele dia, conta o especialista, o que lhe manterá no caminho para alcançar seus objetivos de perda de peso.

From Tennis Magazine. Copyright 2010 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Alyssa Shaffer

Publicado em 15 de Junho de 2010 às 06:56


Saúde/Nutrição

Artigo publicado nesta revista

Nadal - Grand Slam da terra

Revista TÊNIS 81 · Julho/2010 · Nadal - Grand Slam da terra