Guga Kuerten
Nome CompletoGustavo Kuerten
Também conhecido comoGuga
Data Nascimento10/09/1976
43 anos, 10 meses
Local NascimentoFlorianópolis, Brasil
Site Oficial Guga Kuerten
Facebook Oficial Guga Kuerten
Twitter Oficial Guga Kuerten
Instagram Oficial Guga Kuerten
Wikipedia Guga Kuerten

Com três títulos de Roland Garros, Guga foi o maior tenista que o Brasil já teve

Gustavo Kuerten é ex-tenista brasileiro nascido em 10 de setembro de 1976 em Florianópolis- SC. Conhecido mundialmente como “Guga”, o catarinense é o maior tenista brasileiro de todos os tempos. Guga perdeu o pai cedo, que era com quem começou a jogar, e também surfava. Aos 14 anos, ele começou a treinar com Larri Passo, onde ficou com o treinador por 15 anos. Gustavo Kuerten está no Haal da Fama da ATP.

Leia mais

+ Veja mais biografias de tenistas

Seu primeiro feito foi ajudar o time brasileiro da Copa Davis de 1996, a derrotar a equipe da Áustria, e alcançar a primeira divisão da competição. Depois de dois anos como profissional, em 1997, Kuerten elevou-se à posição de jogador número 2 do Brasil, ficando atrás somente de Fernando Meligeni. No mesmo ano tornou-se o primeiro tenista masculino brasileiro a vencer um torneio em simples do Grand Slam, que foi Roland Garros. Para erguer o troféu do Grand Slam, Guga precisou vencer os últimos três campeões do torneio: Thomas Muster, Yevgeny Kafelnikov e Sergi Bruguera. Em 2000 e 2001, o brasileiro venceu novamente o torneio francês, se tornando tri-campeão do torneio.

Entre 2000 e 2001 Guga viveu a fase áurea de sua carreira, mantendo-se como número um no ranking mundial. Tornou-se tricampeão em Roland Garros e venceu vários outros torneios, entre os quais o ATP Tour de Stuttgart, na Alemanha, o Master Series de Cincinati, nos EUA e o ATP Tour de Indianápolis, também nos EUA. Posteriormente Guga passou por problemas físicos, chegando a realizar duas cirurgias. Mesmo assim, continuou mostrando seu jogo forte e brilhante, com golpes paralelos, conhecido por desgastar seus oponentes. Recebeu diversos títulos, foi líder do ranking mundial de simples durante 44 semanas e líder do ranking brasileiro de simples de 1996 a 2005.

Em fevereiro de 2008 anunciou sua despedida das quadras e oficializou a decisão em maio do mesmo ano ao participar do Torneio de Roland Garros, em Paris. Em toda sua carreira, lucrou US$14.807.000, e em 553 jogos como profissionais, venceu 358 e foi derrotado 195 vezes.

Confira o documentário chamado "o Guga" sobre o título de 1997: