Elina Svitolina
Nome CompletoElina Svitolina
Também conhecida comoSvitolina
Data Nascimento12/09/1994
25 anos, 3 meses
Local NascimentoOdessa
Site Oficial Elina Svitolina
Facebook Oficial Elina Svitolina
Twitter Oficial Elina Svitolina
Instagram Oficial Elina Svitolina
Wikipedia Elina Svitolina

Sucesso no circuito juvenil, Elina Svitolina vem mostrando ano após ano seu talento no circuito profissional

Elina Svitolina nasceu em Odessa, na Ucrania, no dia 12 de setembro de 1994. Filha de Mykhaylo e Olena , ela teve dentro de casa motivos para começar no tênis. Seu irmão, Yulian, é treinador de tênis e foi ele quem incentivou Elina a pegar em raquetes com apenas 5 anos de idade. 

Desde cedo, a ucraniana mostrava muito potencial. Aos 15 anos, ela bateu competidoras mais velhas e ficou com o título de Roland Garros no circuito junior. Em 2012, Svitolina passou perto da conquista da chave juvenil em Wimbledon, parando na final contra a canadense Eugenie Bouchard. No mesmo ano, ela participou de seu primeiro Grand Slam no profissional ao furar o quali do US Open. 

Leia mais:

Confira a biografia dos principais tenistas do mundo

“Ganhar o Roland Garros Junior me deu o sabor do que é vencer um Grand Slam entre os profissionais. Agora minha ambição é vencer os 4 deles", declarou Svitolina em certo momento.

Sviolina parece estar no caminho certo para a conquista de um Major. Campeã do WTA Finals em 2018, ela fechou o ano como #4 do mundo e vem ocupando lugar fixo no top #10 nos últimos anos. Svitolina melhorou sua performance em Grand Slams em 2019. Semifinalista, ela atingiu sua melhor marca em Wimbledon e na sequência repetiu a campanha, ficando entre as 4 melhores do US Open.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

There is always a plan B #golf

Uma publicação compartilhada por Elina Svitolina 🍿 (@elisvitolina) em

Svitolina tem um estilo de jogo mais paciente. Ela chega bem nas bolas e sabe transformar uma defesa em um ataque quando encontra o momento certo. Com uma boa movimentação, a ucraniana é capaz de bater nas bolas enquanto corre. Sob a tutela de Andrew Bettles, seu atual treinador, ela melhorou nos saques, sendo uma das líderes em pontos ganhos com o serviço na temporada de 2018.

O tênis, no entanto, não é o único esporte praticado pela ucraniana. Svitolina joga golfe e considera os campos do esporte como um plano “B” às quadras de tênis. Ela considerou ser profissional em ambos, mas escolheu a bola amarela.

Roger Federer, Andre Agassi, Serena Williams e Kim Clijsters são tenistas que inspiraram a ucraniana dentro das quadras. No tempo livre, Svitolina gosta de assistir futebol e de ler livros. Seu autor favorito é Nicholas Sparks. Seu estilo de música favorito é o hip-hop e o rapper Eminem está no topo de suas playlist.

Não surpreendentemente seu torneio favorito do circuito é o US Open. A razão disso é o amor de Svitolina por Nova York, tão grande quanto sua simpatia por comida chinesa e filmes do Johnny Deep.

Confira vídeo preparado pela WTA sobre a vida de Svitolina: