WTA

Billie Jean King recebe prêmio e faz discurso emocionante

Lenda do esporte mundial ressaltou poder de influencia dos atletas e luta pela igualdade



Reprodução: Twitter/WTA

A norte-americana Billie Jean King recebeu no último domingo uma homenagem por toda as realizações de sua carreira no BBC's Sports Personality of the Year. Um dos maiores nomes da história do esporte mundial e sinônimo de luta pela igualdade de gêneros, Billie Jean ficou com o 'Lifetime Achievement Award' dado pela emissora britânica de rado e televisão.

Em seu discurso após a nomeação, a ex-tenista que hoje tem 75 anos contou sobre como decidiu que iria buscar a participação de pessoas as raças e gêneros no esporte. "Aos 12 anos, tive uma epifania enquanto estava sentada no Los Angeles Tennis Club. Todo mundo que jogou [a partida] com sapatos brancos, roupas brancas, jogou com bolas de tênis brancas e todo mundo que jogava tênis era branco. [...] Perguntei a mim mesmo, onde estão todos os outros? Daquele momento em diante, eu me comprometi a lutar pela igualdade e inclusão para todos pelo resto da minha vida", disse a lendária jogadora.

Billie Jean  também falou sobre como a batalha pelo fim do preconceito começou antes e dela e também continua e continuará em pauta. "Aos 13 anos, tive o privilégio de ver a grande Althea Gibson. Ela foi a primeira jogadora negra a ganhar um grande de Grand Slam - Roland Garros em 1956 - e pela primeira vez eu vi o que era ser a jogadora número um do mundo. Todos nós estamos sobre os ombros daqueles que vieram antes de nós e todos nós temos a oportunidade de compartilhar nossas vidas, nossas experiências e nossa visão para o futuro".

Por fim, a campeã de 39 títulos de Majors ressaltou o poder de influência dos grandes esportistas. "Cada um de nós é um influenciador. Para todos os atletas que realmente têm espaço: Vamos continuar a usar o poder de nossas vozes e nossas ações para inspirar os outros", finalizou.

Da redação

Publicado em 17 de Dezembro de 2018 às 17:45


Notícias Billie Jean King WTA BBC's Sports Personality of the Year