Agnieszka Radwanska
Nome CompletoAgnieszka Roma Radwańska
Também conhecida comoRadwanska
Data Nascimento06/03/1989
35 anos, 10 meses
Local NascimentoCracóvia, Polônia
Site Oficial Agnieszka Radwanska
Facebook Oficial Agnieszka Radwanska
Twitter Oficial Agnieszka Radwanska
Wikipedia Agnieszka Radwanska

Dona de mais de 20 títulos na WTA, Radwanska usou sua inteligência tática e competência dentro de quadra para alcançar o posto de número #2 do mundo

Agnieszka Radwanska nasceu em Cracóvia, na Polônia, e logo cedo esteve em contato com o tênis, graças à influência de seu pai. Sua família é tão ligada ao esporte que sua irmã, Urszula Radwańska, também se tornou tenista profissional e também se mantém entre as 100 melhores do mundo.

Apesar da popularidade e do bom desempenho esportivo, Radwanska nunca conquistou um torneio de Grand Slam, pelo menos por enquanto. O título, claro, não é fácil, mas a tenista polonesa já esteve na condição de grandes vencedores: ela já alcançou a segunda colocação do ranking da WTA.

Popularidade

Radwanska não está entre as grandes musas do tênis, mas conta com grande popularidade. Seu apelo é tamanho que, em 2012, ela foi a nona atleta mulher que mais ganhou dinheiro no mundo, segundo a revista americana Forbes.

A questão é que ela tem um enorme reconhecimento em seu país. Radwanska foi a primeira polonesa a chegar em uma final de Grand Slam e a primeira a vencer um torneio WTA. Pelas conquistas, ela chegou a ser premiada pelo então presidente da Polônia, Bronisław Komorowski, com uma medalha de ouro pelos seus méritos.

É pela WTA, por sinal, que a popularidade de Radwanska pode ser medida. Em 2009, a associação criou o prêmio “tenista favorita do fã”, feito em votação popular. E a polonesa sobra nessa área, tendo ganhado o troféu nos últimos quatro anos.

Entre os colegas tenistas, Radwanska ganhou o apelido de “professora” pelo modo que estuda seus adversários em quadra. Os rivais entendem que a polonesa é taticamente inteligente e conseguem explorar os pontos fracos de quem está do outro lado da quadra.

 

Polêmica

Mesmo com sua popularidade, Radwanska não está livre de polêmicas. Nesse caso, foi a religião que lhe causou problemas. Católica praticante, a tenista entrou em uma campanha da Igreja chamada “Eu não tenho vergonha de Jesus”. Ela chegou até a gravar um vídeo sobre o assunto, que pode ser visto no YouTube, com uma breve frase da tenista sobre o assunto.

O problema é que, em 2013, ela foi expulsa da campanha. Isso porque a Igreja não gostou da opção da tenista em aparecer em fotos sensuais na revista anual da Espn chamada “The Body Issue”, em que atletas de diversas modalidades posam sem roupa.

 

Em quadra

Se sua vida pessoal é movimentada, isso é fruto de bons resultados da tenista em quadras. Em 2010, Radwanska alcançou o top 10 do ranking da WTA. Mas foi em 2012 que a tenista polonesa realizou sua grande temporada, inclusive atingindo a segunda colocação entre as melhores tenistas do mundo.

Naquele ano, foram duas grandes conquistas. A primeira foi no Miami Masters, o então Sony Ericsson Open. E foi em grande estilo: a polonesa não perdeu um único set em todo campeonato. Nas quartas de final e na semifinal, Radwanska deixou para trás a americana Venus Williams e a francesa Marion Bartoli. Na grande decisão, conseguiu derrotar Maria Sharapova por 2 – 0.

A segunda conquista não terminou com a primeira colocação, mas foi a melhor campanha de Radwanska em um Grand Slam. A tenista chegou à final de Wimbledon e só não ficou com o título porque encontrou uma inspirada Serena Williams, que não costuma facilitar. A partida foi vencida pela americana por 2 sets a 1.