Denis Shapovalov
Nome CompletoDenis Shapovalov
Também conhecido comoShapovalov
Data Nascimento15/04/1999
21 anos, 3 meses
Local NascimentoTel Aviv
Facebook Oficial Denis Shapovalov
Twitter Oficial Denis Shapovalov
Instagram Oficial Denis Shapovalov
Wikipedia Denis Shapovalov

Agressivo e corajoso, o canadense usa seu poder dos golpes e bom jogo de rede para conquistar seu espaço no circuito.

 Começo no tênis

Denis Shapovalov nasceu na cidade de Tel Aviv, em Israel. É filho do russo Viktor Shapovalov e da russa Tessa Shapovalova. Ele começou a jogar tênis quando tinha apenas 5 anos, quando sua mãe abriu seu próprio clube de tênis em Vaughan chamado TessaTennis para o filho ter uma base de treinamento. Também conhecido como “Shapo”, ele se mudou para Toronto aos 9 anos, onde conheceu e se apaixonou pelo Toronto Raptors (NBA) e pelo Toronto Maple Leafes (NHL/ Hoquei). Caso não se tornasse jogador de tênis, Denis seguiria no esporte, mas seria jogador de Hoquei no gelo.

Leia mais
+ Confira a biografia de outros astros do tênis mundial

Transição juvenil - profissional

Em 2013, o garoto de Toronto já no circuito juvenil, conquistou seu primeiro título como juvenil, e isso com apenas 14 anos de idade. O torneio que Shapo venceu foi o G5 ITF em Burlington, no Estados Unidos.

Em 2015, ele ganhou dois títulos muito expressivos em sua carreira. Ele e Felix Auger-Aliassime venceram o US Open nas duplas no juvenil, além da Copa Davis juvenil, que também tinha a presença de Benjamin Sigouin.

Onde Shapovalov se firmou no circuito profissional, foi quando recebeu um convite para jogar o Masters 1000 do Canadá. Na estreia do torneio ele enfrentou o brasileiro Rogério Dutra Silva, onde de virada e salvando Match point venceu no terceiro set e prosseguiu no torneio.
Na segunda rodada, pedreira pela frente, o garoto bateu de frente com Juan Martin Del Potro e jogando muito eliminou o argentino com parciais de 6/3 7/6.

A campanha já estava para ficar na história, mas Shapo queria mais. Nas oitavas de finais, ele duelou contra o Rafael Nadal visando uma vaga nas quartas. Jogando um tênis de alto nível e não tendo medo de Rafa, o garoto venceu também de virada o espanhol e prosseguiu para as quartas logo no primeiro Masters 1000 em que disputava.

O adversário nas quartas de finais foi Adrian Mannarino, com 18 anos na época, ele venceu o francês e na semifinal viria a enfrentar Alexander Zverev. Parou nas semis a campanha memorável do canadense, ele foi superado por Zverev por 6/4 7/5 e saiu aplaudido pelo público da quadra.

Desde o Masters do Canadá, Shapovalov se firmou no circuito chegando a fases finais de torneio e dando trabalho. No ultimo Masters da temporada 2019, ele foi finalista em Paris perdendo para Novak Djokovic na final.

Confira alguns pontos do canadense: