Bons olhos

WTA de Floripa é mantido em julho no biênio 2015-16 e diretor prevê maior chance de estrelas no torneio

Rafael Westrupp se anima com a possibilidade de grandes nomes aparecerem em SC, principalmente por o evento ser na semana antecedente aos Jogos do Rio/2016


Florianópolis (Brasil) - A Associação das Tenistas Profissionais (WTA) anunciou na última quinta-feira os calendários oficiais das próximas duas temporadas e o Brasil Tennis Cup, nome oficial do WTA International de Florianópolis, terá alteradas as datas de suas edições de 2015 e 2016.

Na próxima temporada, a data de 24 de fevereiro a 1 de março segue mantida nas quadras da Federação Catarinense de Tênis, mas no biênio 2015-2016, o torneio irá acontecer no mês de julho como preparatório para o US Open, último Grand Slam do ano.

A mudança ocorreu devido ao chamado “Long Summer”, o chamado "Verão europeu mais longo" e alterou em uma semana as datas dos principais torneios, os WTA Premier e os Grand Slam. Com isso a organização requisitou a alteração da data de Floripa para o mês de julho em 2015 e 2016. A partir de 2017, o Brasil Tennis Cup volta à sua data original.

Enquanto que no ano que vem o torneio catarinense divide a semana com o WTA de Acapulco, Floripa terá a companhia do WTA de Baku, no Azerbaijão, em 2015. E, finalmente, o evento em Santa Catarina, em 2016, será disputado uma semana antes do Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

"Os torneios WTA Premier e Grand Slam, os principais do calendário feminino, foram uma semana para a frente e Florianópolis, que até então só conflita com Acapulco, começou a conflitar com [Premier de] Doha. Tecnicamente falando, tornou-se um fator complicador porque as principais tenistas estão jogando Dubai e Doha. Então entramos com um pedido junto à WTA para fazer a alteração na nossa data para que não haja conflito, uma vez que a gente está começando agora. Estamos conseguindo o respeito no circuito, mas é preciso mais tempo para trabalhar o nome do torneio. Se conflitasse com Doha ou Dubai logo no terceiro ano, poderíamos perder força”, explica Rafael Westrupp, diretor do torneio catarinense.

Venus Williams foi a grande atração em Floripa em 2013

“Eu entrei com o pedido na reunião de diretores durante o US Open em agosto e no primeiro momento a WTA ficou um pouco assustada e relutou, mas eu insisti. Passou pelo Board (Diretoria da WTA), foi feita a primeira votação há um mês e eles liberaram, mas tinha que passar pela segunda votação e foi na semana passada para exclusivamente em 2015 e 2016 ser em julho, após Wimbledon”, reforça Westrupp.

O diretor, que já orientou o mineiro André Sá há alguns anos, vê com entusiasmo a data próxima do seu torneio com a Olimpíada do Rio em 2016, pois com certeza é uma chance para atrair grandes nomes para a competição.

“É bom que não conflitamos com nenhum Premier e vai ser após três Grand Slam, então a possibilidade que temos de atrair jogadoras top 20 e até top 10 aumenta. E depois de três Grand Slams já fica mais fácil perceber as jogadoras que estão mais encaminhadas para o WTA Championships, que podem programar melhor a vinda para cá. Fica mais fácil ainda por 2015 poder servir para quem nunca jogou no Brasil testar essa época que é uma semana antes das Olimpíadas, tanto que em 2016 o nosso vai ser o único evento esportivo oficial no Brasil pré-Olimpíadas. Isso vai ter um apelo muito grande, é uma conquista da CBT em conseguir mexer na data”, completa Westrupp.

Da redação

Publicado em 13 de Dezembro de 2013 às 17:42


Notícias WTA de Florianópolis Rafael Westrupp mudança data US Open Jogos Olímpicos Rio de Janeiro estrelas