Teste Raquete

Wilson Steam 99 S

Teste Raquete


Wilson Steam 99 S

Especificações:

Cabeça: 99 in2
Tamanho: 27 in
Peso (sem corda): 304 gramas
Largura do aro: 24 mm
Padrão de cordas: 16 x 15
Tensão recomendada:
54 - 64 libras
Swing ideal: médio
Equilíbrio: neutro
Preço: R$ 580

Além das tecnologias BLX e Amplifeel 360, ambas focadas na melhor absorção das vibrações dos golpes, esta Steam 99 S possui o que a marca Wilson chama de Spin Effect Technology, um padrão de cordas mais aberto – com menos filamentos horizontais do que verticais, algo pouco usual – para aumentar a rotação da bola depois do contato.

Avaliação

Spin. Se é isso o que você busca, aqui encontrará. Esta raquete é uma opção para maximizar a geração de efeito de tenistas intermediários e avançados. À primeira vista, ela pode até parecer uma raquete “social”, como alguns costumam chamar aqueles modelos leves de cabeça grande e perfil de aro mais largo. Mas não. A Wilson Steam 99 S pode até atender os anseios de alguns jogadores de clube mais velhinhos, mas será uma boa alternativa mesmo para adultos competitivos, que estão em busca de uma raquete um pouco mais leve, que gere potência e spin.

Quando empunhamos uma raquete focada na potência, a primeira questão que surge é: como fazer para controlar os golpes de fundo de quadra? Este modelo traz a resposta no spin. Assim que você coloca o efeito, ela responde. E muito disso é devido à malha com 16 cordas na vertical e 15 na horizontal. Esse padrão bem aberto faz com que a bola gire muito logo depois que você executa o golpe. Esse efeito vai fazer a batida não só cair na quadra adversária, como “morder” o chão, quicando com aquele peso e ímpeto dos golpes com topspin de tenistas profissionais.

Outra boa notícia para quem optar por este modelo é a fácil transição do fundo para a rede, devido ao manuseio simples. O equilíbrio de peso não pende nem muito para a cabeça, nem para o cabo, porém, a sensação é levemente mais para o cabo – o que, para os voleios, ajuda. O feeling na rede é ótimo, com voleios firmes e seguros. Apesar da cabeça “grande” (99 in2), o sweetspot não parece tão amplo, mas isso não é problema.

No saque, o ideal é que se tenha um movimento mais veloz para aproveitar o melhor da raquete, o efeito. Fazer a laçada rapidamente vai lhe proporcionar aquele quique com o qual sempre sonhou. Assim como nas batidas de fundo, o ajuste de controle no saque será com o spin.

Enfim, se você está à procura de uma raquete para ajudar o seu topspin, experimente esta.

Principais características:

Spin –  o padrão de cordas potencializa os efeitos

Ideal para:

Tenistas intermediários que buscam otimizar o topspin e avançados que, além dos efeitos, querem uma raquete mais leve e potente

Da redação

Publicado em 23 de Agosto de 2013 às 00:00


Teste Wilson Steam 99 S raquete teste

Artigo publicado nesta revista

A história dos números 1

Revista TÊNIS 119 · Agosto/2013 · A história dos números 1

Os grandes ídolos que se sucederam na ponta do ranking da ATP