Vença qualquer jogo

O que faz com que você vença? Eis aqui o que você precisa saber


Ron C. Angle/TPL

 

1 Seja firme. A maioria das pessoas me diz que precisa de um saque mais forte ou um forehand melhor para vencer suas partidas. Ter isso seria legal, mas não é a coisa mais importante na quadra. O que você mais precisa é consistência. Erros não forçados fazem você perder um jogo. Não acredita? Pegue as estatísticas de qualquer partida, masculina ou feminina, e veja por si mesmo. É raro que um tenista que comete mais erros ganhe o jogo. Aqui vai algo que você pode fazer agora para melhorar sua consistência: não vá para o tudo ou nada quando você está sendo atacado na linha de fundo. Ao invés disso, bata uma bola alta, profunda na quadra adversária. Isso lhe dará tempo para se recuperar, vir para perto da linha de fundo e assumir uma melhor posição na quadra.

 

2 Fique em forma. Para vencer é necessário paciência e, para ser paciente, você precisa estar em forma. Se estiver carregando um peso extra, ou não puder aguentar ralis mais longos no calor, você vai buscar pontos rápidos e jogar com golpes de baixa porcentagem. Mardy Fish é um ótimo exemplo disso. Quando ele perdeu peso, passou a tomar melhores decisões em quadra, pois sabia que poderia executar uma estratégia mais inteligente durante todo o jogo, sem ficar cansado.

 

3 Faça o que você faz de melhor. Digamos que você é um tenista amador com um bom primeiro saque, mas golpes de fundo erráticos. Está 30-40 no placar e você decide tirar um pouco da força para ter certeza de que vai colocar o primeiro saque em quadra. Não! Esta é uma decisão ruim. Se seu saque é sua força, vá para um grande serviço. Você precisa se perguntar: "Qual minha melhor chance de ganhar esse ponto?" E aí, usar o golpe. Você nunca verá Goran Ivanisevic segurar a mão no saque quando está pressionado. Ele vai para a bola. Você deve usar seu melhor golpe sempre que possível, e com convicção.

 

4 Jogue, não reze. Faça as coisas acontecerem na quadra, ao invés de esperar que seu oponente erre a jogada. Erros não forçados fazem com que percamos uma partida, mas seu adversário não vai cometer erros se você ficar apenas jogando bolas moles para o outro lado e esperando ele errar. Faça a bola ir de um lado para o outro, mude o peso dos golpes e faça seu oponente correr o máximo possível. Assim, os erros dele certamente aparecerão.

 

5 Tenha boa postura. Quando as habilidades físicas se equivalem, você precisa ter alguma vantagem mental para vencer a partida. Aqui você deve observar os tenistas profissionais. Rafael Nadal, Lleyton Hewitt , Serena Williams, Monica Seles e uma lista infindável deles. Essa é a postura que você precisa ter em quadra. Cada ponto é um ponto novo, diferente do último. E ele pode ser ganho.

 

From Tennis Magazine. Copyright 2011 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Nick Bollettieri

Publicado em 28 de Fevereiro de 2011 às 07:21


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista

Brasil Open 2011 - Cobertura completa

Revista TÊNIS 89 · Março/2011 · Brasil Open 2011 - Cobertura completa