Beach Tennis

Vai para a quadra!

Independentemente de sua experiência com o beach tennis, experimente jogar um torneio do calendário mundial da modalidade


NA TENTATIVA DE ATRAIR UM MAIOR NÚMERO de jogadores e de ajudar o crescimento e a disseminação da modalidade, os eventos internacionais de beach tennis têm um atrativo importante: integram jogadores amadores e profissionais no mesmo torneio. Portanto, quando souber de um determinado torneio em qualquer parte do mundo, saiba que jogadores de qualquer nível técnico podem se inscrever, inclusive aqueles que nunca jogaram uma competição.

Além da categoria PRO, única que conta pontos para o ranking mundial da ITF (Federação Internacional de Tênis), existem diversas categorias que permitem a participação de jogadores iniciantes ou mesmo aqueles que nunca pisaram na areia para fazer um bate-bola.

Como o beach tennis é uma modalidade razoavelmente nova em areias brasileiras, é normal que novos participantes de torneios não saibam em qual categoria fazer inscrição. Se você já for um praticante, uma opção é conversar com alguém que tenha visto você jogar e que tenha participado de algum torneio. Dessa maneira, esse amigo saberá indicar em qual categoria você deve se inscrever.

Categorias

Além das duplas PRO, normalmente são oferecidas as seguintes categorias nos torneios: Simples, Dupla e Mista A; Simples, Dupla e Mista B; Simples, Dupla e Mista C; Idades (diversas divisões) e Infantil (diversas divisões).

Caso você nunca tenha jogado beach tennis e seja um tenista, seguem algumas dicas para fazer a melhor escolha: Categoria A: jogadores de tênis 1ª classe; Categoria B: jogadores de tênis 2ª e 3ª classe; e Categoria C: jogadores de tênis de classes inferiores ou iniciantes.

Apesar do beach tennis e o tênis serem bem parecidos, apenas jogadores mais experientes nas areias devem se arriscar na categoria PRO. A dica é sempre começar por uma categoria inferior e aumentar o nível dos adversários aos poucos.

Além de você poder ver os profissionais em ação, outra boa notícia é que, em alguns torneios, são aceitos quatro tipos de inscrição: simples, duplas, mista e idade. Ou seja, independente de vitórias ou derrotas, o fim de semana será recheado de jogos e diversão.

Por Marcela Evangelista

Publicado em 22 de Setembro de 2013 às 00:00


Beach Tennis beach tennis categoria PRO ITF

Artigo publicado nesta revista