US Open 2009

US Open 2009: Rafael Nadal

Poderá o garoto da cidade pequena, Rafael Nadal, conquistar a Big Apple?


"É legal, não? Todo esse show" Essas foram as exatas palavras, quase que totalmente entusiasmadas, de Rafael Nadal no US Open do ano passado, quando foi perguntado como se sentia ao jogar do meio de uma multidão no Ashe Stadium. Em quadra, Nadal é otimista no que diz respeito a se aventurar no caos de Nova York. Ele listou essa como uma de suas cidades favoritas, e alega que esse tanto de fãs não o distrai. "A multidão te apóia ou apóia o outro jogador" ele afirmou em 2008. "Isso é sempre bom para o tênis".

O tenista terá um grande desafio pela frente
Nadal está falando a verdade? Ao responder a pergunta de uma fã, no blog da Times Online em 2008, o espanhol disse que provavelmente teve mais facilidade em aprender inglês do que terá ao vencer o US Open. Pode um simples garoto de uma ilha no Mediterrâneo prosperar em meio a esse turbilhão de energias? O jogador já foi comparado inúmeras vezes a Bjorn Borg, um europeu que nunca se sentiu confortável com a "energia" do open de Nova York. Não ganhar esse Slam foi a única derrota de sua carreira.

O torneio também remete ao único Slam que Nadal não ganhou, e mudar isso não será apenas uma questão de lidar com a atmosfera do lugar. Ele também terá que se acostumar com as quadras. Nadal, assim como Borg, se dá bem no saibro, mas levar seu topspin para a superfície dura tem sido um problemão para o espanhol.

Vencer todos esses desafios parece ser o próximo passo. Nadal ganhou seu primeiro Slam em quadras duras no Australian Open, em fevereiro, além de ter uma vantagem de 13-7 em cima de Federer nas disputas diretas. Aos 23 anos, Nadal ainda está tentando achar maneiras de deixar seu jogo ainda melhor. Se ele quiser completar o ciclo de Grand Slams esse ano, vai precisar resolver um problema ainda maior: continuar saudável e em forma após ficar meses sem jogar devido a problemas em seus joelhos, que já o deixaram de fora de Wimbledon. Seu tempo afastado das quadras pode ajudá-lo a chegar a Flushing Meadows com mais força. Como Roger Federer conseguiu a façanha de conquistar Paris em 2009, Nadal certamente poderá fazer o mesmo em Nova York.

From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Mais notícias sobre o US Open 2009...

+ US Open 2009: Se Serena quiser, ela consegue

+ US Open 2009: Por dentro do National Tennis Center

+ "Queda de rivais não aumenta responsabilidade", diz Sharapova

+ Moda é destaque em primeira semana do US Open

+ "Abandono" de Ivanovic deve durar duas semanas apenas

Da redação

Publicado em 5 de Setembro de 2009 às 06:29


Notícias