Técnica

Uma senhora direita

Fernando Gonzalez vai se aposentar neste ano, mas deixa um grande legado


EM 2003, A REVISTA TÊNIS foi ao Brasil Open e se impressionou com um chileno de 23 anos que estava subindo rapidamente no ranking, graças especialmente a um forehand arrasador, considerado o melhor dos tenistas na época. Nove anos se passaram e voltamos a encontrar Fernando Gonzalez no Brasil Open, desta vez em fim de carreira. Durante anos, sua direita fantástica continuou sendo o golpe mais devastador do tênis, portanto, vale a pena analisá-lo mais uma vez.

1. Com tempo para se posicionar, Gonzalez fica de lado para a bola, com uma preparação muito ampla e grande giro de tronco.   2. Em 2003, Gonzalez já dizia o segredo de seu golpe: aceleração da cabeça da raquete. E não a força, como muitos acreditam.
3. Enquanto a bola se aproxima, começa o swing - extremamente rápido - e, mais do que isso, a transferência de peso - repare como os joelhos estavam bem flexionados na primeira imagem. 4. O chileno pega a bola na subida, na frente do corpo. Repare como a raquete veio de baixo para cima, para criar spin. 5. Na terminação do golpe percebe-se o quanto ele transfere o peso do corpo para o golpe. Ao contrário do que costumamos aprender, Gonzalez não termina com a raquete acima da cabeça, mas quase debaixo do braço.
Arnaldo Grizzo

Publicado em 1 de Março de 2012 às 14:43


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista

Brasil Open 2012

Revista TÊNIS 101 · Março/2012 · Brasil Open 2012