Outra Praia

Das quadras para as urnas, Safin quer se arriscar na política

Ex-número 1 do mundo afirmou que deseja impulsionar o esporte dentro da Rússia e acredita que pode ter êxito também nas raias eleitorais


Ex-líder do tênis, Safin quer tentar engajamento na carreira dentro da política do país
A Frente Popular, a mobilização política lançada pelo Primeiro-Ministro Vladimir Putin que foi transformada em partido, está conquistando a adesão de nomes famosos na Rússia, e já conta com várias celebridades para integrar a lista prévia da organização para as eleições de dezembro à Duma, a Câmara Baixa do Parlamento russo.

Ex-número 1 do tênis e campeão de dois Majors na carreira, Marat Safin quer fazer parte desse cenário político dentro do país. O agora membro do Comitê Olímpico da Rússia, que ajuda na organização dos Jogos de Inverno de Sochi, em 2014, vai se candidatar a uma vaga no Parlamento.

"Não sou um político, não sei como jogar com as palavras. Mas se as pessoas se sentirem bem sobre você, eles vão votar em você", comentou Safin. "Veja como o esporte está agora na Rússia. Os resultados falam por si só. É devido ao fato de que o esporte é muito caro. E não temos, é claro, a infra-estrutura, nem para as crianças e nem mesmo para os adultos", analisou o polêmico jogador, que sempre tinha o costume de descontar a raiva nas raquetes. 

Ron C Angle (TPL)
Russo venceu dois Grand Slams na carreira e sempre marcou suas partidas pelo forte temperamento
Sempre envolvido, até demais às vezes, pelas competições que disputava e com uma carreira bem-sucedida no tênis, Safin acredita que pode fazer o mesmo em outros âmbitos da sociedade da nação europeia. "Temos uma cultura, para promover um estilo de vida saudável. Pais tentam incutir nas crianças um desejo para o esporte. Se os pais são ativos, em seguida, as crianças também serão. Assim, quanto mais pessoas envolvidas, mais oportunidades. Para mim, esta é uma nova etapa, mas, neste campo, eu gostaria de alcançar o mesmo nível que eu consegui no tênis."

Artistas, atletas, intelectuais, empresários e outros aderiram à Frente Popular, criada em maio. Analistas políticos interpretaram o movimento como um grande passo para o Primeiro-Ministro Putin admitir sua candidatura às eleições presidenciais de 4 de março de 2012, pleito que definirá o sucessor de Dmitri Medvedev.

Vladimir Medinsky, porta-voz da Frente Popular, confirmou alguns nomes que pretendem se eleger pelo novo partido: os atores Vladimir Mashkov e Mikhail Boyarksi, a atriz Maria Kozhevnikova, o ex-campeão mundial dos pesos-pesados Nikolay Valuev , o enxadrista Anatoly Karpov, as cantoras Nadezhda Babkina e Maria Maksakova, e a ex-campeã mundial de nado sincronizado Maria Kiselyova.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Roddick mantém calvário no ano, sente lesão e desiste do ATP de Washington

Instituição de duplista paquistanês faz doação de US$10 mil para vítimas de enchentes no país

Organização anuncia premiação recorde para o US Open em 2011

Sensação da temporada, Raonic passa por cirurgia e vira dúvida para o US Open

Surpresa do torneio, Tomic ganha apoio de Mark Webber com trajetória emWimbledon

ESPECIAL:A incrível jornada de Marat- Algumas vezes ele foi incrível. Na maioria das vezes, porém, foi hilário. Mas, a verdade é que ele sempre divertiu o público. Aqui analisamos a carreira de mais de uma década de Safin (Confira!)

Da redação

Publicado em 5 de Agosto de 2011 às 16:12


Notícias