ATP Tour

Thiem salva 2 match points, derrota Federer e desafia Djokovic na semi em Madri

Austríaco soube conter impressionante início do suíço para vencer o duelo


Um dos melhores saibristas da atualidade, austríaco venceu Federer em disputado duelo pelas quartas de final em Madri. Reprodução: Twitter/ATP Tour

O austríaco Dominic Thiem e o sérvio Novak Djokovic têm compromisso marcado no próximo sábado. Dois dos melhores tenistas do planeta, eles se enfrentam em busca da vaga na semifinal do Masters 1000 de Madri, na Espanha.

Na partida de quartas de final, disputa nesta sexta-feira (10), Thiem derrotou o suíço Roger Federer, que jogava em Madri seu primeiro torneio no saibro desde 2016, de forma emocionante. Depois de sair atrás no placar, ele precisou salvar dois match points antes de fechar o placar no terceiro set com parciais de 3/6, 7/6 (13-11) e 6/4 em 2h010.

Leia mais:
Vitória de Federer sobre Monfils foi a 1200ª da carreira do suíço
Federer dispara linda pancada de forehand e vence ponto contra Monfils em Madri

Seguidos erros não-forçados garantiram a Federer duas chances de quebra no primeiro game de serviço de Thiem. Bem na devolução, o tenista de 37 anos soube pressionar o adversário para, logo de cara, sair na frente, abrindo 3 a 0 em 10 minutos.

A vantagem aumentou para 5 a 2 logo depois, graças, entre outros fatores, ao bom momento de Roger no saque. Das 21 primeiras bolas disputadas com seu primeiro saque, o natural da Basileia venceu 17 delas na etapa. A estratégia de jogar de forma mais agressiva, apressando os pontos e impedindo Thiem de jogar longos rallies, foi suficiente para o número #3 do mundo fechar o placar na primeira etapa.  Outro detalhe positivo para o Maestro foi o desempenho em subidas à rede, com 6 pontos conquistados em 9 oportunidades nessas condições.

O saque de Federer não foi tão efetivo na segunda etapa, permitindo 5 break points para Thiem até o sexto game. Mesmo com essa oscilação, o recordista de títulos de Grand Slam entre os rapazes se mostrou confiante e salvou todos esses para manter a igualdade no placar do segundo set, incluindo revertendo uma desvantagem de 0/40 no para confirmar e fazer 3 a 3.

Confira um dos grandes pontos da partida:

O equilíbrio seguiu, com ambos os tenistas confirmando seus saques e provocando, assim, o tie-break. Nele, Federer contou com novos erros do adversário para rapidamente abrir 3 a 0. Thiem conseguiu se manter bem mentalmente e seguiu concentrado, para então empatar o placar.

O austríaco elevou o nível e tomou a liderança da disputa, abrindo 6 a 4. Roger se recuperou, tirou coelhos da cartola e conseguiu se salvar, evitando um dos set points do oponente de 25 anos com uma impecável deixadinha. Bem no saque, o número #3 do mundo teve seu primeiro match point em 8 a 7, mas desperdiçou com uma bola jogada para fora. Thiem perdeu um novo set point em 9/8 e viu, depois, Federer novamente perder uma oportunidade de finalizar a partida, Com quase 13 minutos de tie-break, o atual campeão do ATP de Barcelona chegou perto de fechar quando sacava em 11/10 e depois em 12/11. Na segunda, finalmente encerrou a agonia. Tudo igual. Um set para cada lado depois de 1h27.

Federer pareceu sentir o baque de não ter fechado a partida e viu seu desempenho despencar no começo do terceiro set. Depois de evitar uma chance de quebra no primeiro game, ele viu Thiem abrir 0/40 e, na sequência, aproveitar sua terceira chance para quebrar o saque do ex-número #1. Depois, Roger teve duas chances de quebra, podendo assim igualar o placar, mas viu Thiem novamente sobressair e ampliar para 3 a 1 a vantagem.

O veterano suíço não desanimou, continuou trabalhando e conseguiu igualar a disputa após uma importante quebra no oitavo game. Depois, quando poderia virar o placar, o Maestro viu um vibrante Thiem aproveitar a terceira chance de quebra no game para fazer 5/4 e se aproximar da vitória. Firme no saque, ele enfim liquidou o duelo e carimbou sua vaga nas semifinais do Masters de Madri.

Djokovic avança sem jogar

O outro semifinalista deste lado da chave será ninguém menos que o melhor tenista do planeta. Tenista de 31 anos, Djokovic se classificou após seu oponente, o croata Marin Cilic, precisa desistir do jogo por conta de uma intoxicação alimentar.

"Marin é um jogador top e é um bom amigo. Ele me mandou uma mensagem contando que estava com intoxicação. Eu realmente espero que ele se recupere para o Masters de Roma. Do meu lado, tentei me aquecer e me preparar para a partida e depois voltei para a quadra, treinei por mais uma hora e consegui um bom suor. Estou feliz por estar preparado para a partida de semifinal amanhã", comentou Djokovic.

O duelo deste sábado será o 7º da rivalidade entre Thiem e Djokovic. O retrospecto é de 5 vitórias e 2 derrotas para Nole. No duelo mais recente, pelo Masters de Monte-Carlo em 2018, Dominic marcou 6/7, 6/2 e 6/3 para ir às quartas.

Leia mais;

Confira as principais notíciais sobre Roger Federer

Confira as principais notíciais sobre Novak Djokovic

Da redação

Publicado em 10 de Maio de 2019 às 14:21


Notícias Roger Federer Dominic Thiem Masters de Madri Novak Djokovic Marin Cilic