Surpresa boa

Thiago Monteiro assume papel de novo herói do tênis nacional

Jovem brasileiro desbancou Tsonga, top 10 mundial, na primeira rodada do Rio Open


Um dia depois de ser oficialmente batizada com o nome do tricampeão de Roland Garros, a quadra Guga Kuerten foi palco de um momento especial para o tênis brasileiro. Direto do posto de 338º do ranking ATP, o cearense Thiago Monteiro surpreendeu o nono melhor tenista do mundo, Jo-Wilfried Tsonga, ao vencê-lo por 2 sets a 1.

O jovem de apenas 21 anos entrou em quadra sendo considerado, por muitos, um mero figurante do Rio Open, por causa de sua dura estreia. Ao enfrentar o cabeça de chave número três, porém, ele demonstrou que não estava na cidade maravilhosa a passeio e, após 2h05 de confronto, cravou parciais de 6/3, 3/6 e 6/4.

Já no primeiro set, Monteiro sacou bem, fez boas trocas de bola e converteu winners que levantaram a torcida do Jockey Club Brasileiro. Após sair atrás no placar, Tsonga subiu de rendimento e conseguiu deixar tudo igual no segundo set. Sem se abalar, Thiago seguiu com alto nível de tênis no match tie break e minou a confiança do adversário ao quebrar seu serviço.

Ainda assimilando a conquista sobre o semifinalista de Roland Garros, o brasileiro comentou: “Foi uma oportunidade incrível enfrentar um top 10 em minha estreia em um torneio ATP 500. Vencê-lo, então, foi um sonho, uma conquista inacreditável. A ficha ainda está caindo, mas essa vitória é fruto de muito trabalho e dedicação”.

O triunfo sobre Tsonga representa muito para garoto sonhador do Ceará. Além de ser seu primeiro resultado positivo em nível ATP, é uma confirmação de que o ex-número dois juvenil está no caminho certo depois de se afastar durante quatro meses das quadras por causa de uma grave lesão no joelho esquerdo, em 2015.

"Claro que essa vitória me dá confiança, venho trabalhando bastante, evoluindo meu jogo e acreditando cada vez mais em mim. Mas nada vai mudar, não quero me prender a essa vitória. Ela me fez acreditar mais ainda em mim, no meu jogo; porém, ao mesmo tempo, sei que tenho um longo caminho pela frente, de muito trabalho, para primeiro chegar ao top 100", comentou.

Depois de um breve descanso,Thiago Monteiro já vai atuar na noite desta quinta-feira, em busca de uma vaga nas quartas de final do Rio Open. Seu próximo adversário será o uruguaio Pablo Cuevas, 45º do ranking ATP, que vem de vitória sobre o argentino Facundo Bagnis em parciais de 6/2 e 6/0.

Os dois nunca se enfrentaram, mas o brasileiro analisa: "Ele é um jogador fantástico, agressivo, tem uma esquerda muito boa. Minha estratégia será parecida com a de ontem, vou atacar bastante com meu forehand na esquerda dele, colocando-o para se mexer bastante". E, quem sabe, ir ainda mais longe.

Da redação

Publicado em 18 de Fevereiro de 2016 às 14:01


Notícias Rio Open Thiago Monteiro Jo-Wilfried Tsonga