Tênis é 10!

A evolução das competições de tênis para crianças até 10 anos tem nome: Tennis 10's


 

MEU PAI SEMPRE defendeu que o jogo de basquete pro ssional adulto deveria ter diferentes categorias para diferentes faixas de altura. Por que tirar o prazer de jogar basquete dos seres humanos com menos de dois metros? Quantas pessoas poderiam curtir o famoso “bola ao cesto” e ter a chance de entrar nos times mesmo portando apenas um 1,60 m? É para se pensar...

Faz sentido adaptar o jogo mesmo para os adultos? Para as crianças, em muitos casos, com certeza faz. Todos os esportes foram criados para pessoas adultas, e hoje sabemos quantas lesões, carreiras interrompidas precocemente, desistências de aprender o jogo e sentir o prazer de rebater uma bolinha poderiam ser evitadas se o esporte fosse adaptado há mais tempo. Mas, no tênis, além de repensar o tamanho da quadra, foi preciso repensar a velocidade e o quique da bola. E aí foi dado o verdadeiro “pulo do gato”.

A carreira do tenista é longa. Milhares de horas rebatendo uma bolinha serão necessárias até que o jogador esteja maduro. Dez mil horas no mínimo, dizem as ciências do esporte. Impacto, impacto, impacto. Se quisermos que as crianças experimentem e quem em nosso esporte favorito por tanto tempo, se divertindo e com saúde nas estruturas músculo-tendinosas, chegou a hora de evoluir.


NOVO CONCEITO
Esta evolução chama-se Tennis 10’s, e agora é “lei”. A entidade máxima do tênis no mundo, a Federação Internacional de Tênis (ITF), determinou em sua Assembléia Geral de agosto, realizada em Washington (Estados Unidos), que as competições até 10 anos não poderão mais ser jogadas com bola amarela (oficial adulta) a partir de 2012.

Esta “lei” não foi decretada ao acaso, mas representa o fruto de experiências e de pesquisas de instrutores de tênis ao redor do globo interessados em ver o esporte crescer de modo agradável e saudável. A iniciativa do Play and Stay criada em 2008, abordada na Revista TÊNIS em suas últimas edições, já englobava – além das bolas vermelha, laranja e verde e dos espaços reduzidos – alguns formatos de competições sugeridos para o sistema.

Essa determinação da ITF (totalmente abraçada pela Confederação Brasileira de Tênis [CBT]) de que as competições oficiais até 10 anos só poderão usar as bolas vermelha, laranja e verde e os tamanhos de quadra proporcionais a partir de 2012, vem para sedimentar a filosofia do tênis fácil e agradável desde o primeiro contato com o esporte.

E tem mais, muito mais: acabarão os jogos infantis cheio de “baloeiros”, pois as bolas com velocidades adequadas favorecerão:

DO PONTO DE VISTA TÉCNICO
1. Ponto de contato dos golpes de fundo mais adequado, evitando que as crianças desenvolvam empunhaduras extremas e prevenindo lesões futuras de membros superiores e inferiores;
2. Maior troca de bolas, o que é fundamental para a retenção do aprendizado – que se dá por repetição;
3. Desenvolvimento de melhor trabalho de pés, pois os espaços a percorrer serão proporcionais ao tamanho da criança.


#Q#

Foto: João Pires / Fotojump
Competições para crianças até 10 anos serão jogadas com bolas e quadras adaptadas

DO PONTO DE VISTA TÁTICO
1. Melhor construção de jogadas, através das trocas de bola e exploração dos espaços vazios da quadra;
2. Desenvolvimento de tenistas mais completos, já que haverá mais chances de subir à rede e aprender voleios e smashes;
3. Desenvolvimento de tenistas mais inteligentes, pois as diferentes possibilidades táticas do jogo de tênis poderão ser experimentadas mais cedo, estimulando o pensamento hipotético entre as crianças.


FORMATOS DE COMPETIÇÃO
Além das bolas vermelha, laranja e verde e quadras proporcionais – lembrando mais uma vez que o estágio da bola verde já é realizado em quadras de tamanho oficial – outras mudanças importantes no formato das competições até 10 anos vêm consolidar a loso a de um início feliz e saudável no esporte. Pensando em melhor utilização de tempo e espaços de jogo, bem como no entrosamento entre as crianças e no desa o adequado para todas, outras determinações para o formato das competições são:
1. Meninos e meninas podem competir juntos na categoria de quadra vermelha até 8 anos;
2. Disputas em quadra laranja para crianças de 8 a 10 anos terão as categorias masculina e feminina separadas, mas poderão englobar os dois sexos quando não houver número suficiente de participantes;
3. Crianças mais avançadas de 10 anos jogarão em quadra normal com bola verde em chaves separadas para meninos e meninas. Pelo regulamento da CBT crianças de 9 anos não poderão jogar na categoria das de 10 anos, pois os capacitadores entendem que o desenvolvimento nesta fase ainda é melhor na quadra laranja.

A ideia é que essas competições sejam realizadas no máximo em um final de semana, e que as crianças façam sempre mais do que um jogo. Para isso, os sistemas de contagem podem ser, de acordo com o número de quadras disponíveis e número de tenistas inscritos, nos formatos:
1. Nas quadrinhas vermelhas, as disputas podem ser feitas por tempo e contagem de pontos corridos, em que cada tenista saca uma vez;
2. Nas quadras laranja e verde, podem ser disputadas partidas:
a) em um tiebreak até 7 ou até 10 pontos;
b) em melhor de três tiebreaks até 7 pontos;
c) em um set curto até quatro games no sistema sem vantagem: se empatar em 3 games, disputa-se o tiebreak até 7 pontos;
d) em melhor de três sets curtos como acima, se empatar em sets disputa-se um tiebreak até 10 pontos.


#Q#

Fotos: Ron C. Angle
Mudanças surgem para favorecer os pequenos a começarem, e continuarem seu desenvolvimento gradual na modalidade


No site da CBT (www.cbtenis.com.br), há o regulamento completo desse tipo de competição. Sabemos que o valor das inscrições já será menor do que o que consta no site, pois a ideia é estimular a participação da garotada. Não é preciso ser liado a nenhuma entidade para participar. Basta ficar ligado na programação da Federação do seu estado, na programação da Confederação e, claro, na programação do seu clube ou academia.

Até 2012, os professores, dirigentes de clubes e academias e pais de tenistas do mundo todo terão tempo de sobra para conhecer, experimentar e captar mais e mais crianças para o Tennis 10’s. Ninguém vai querer ficar fora desta.

*Compartilhe suas experiências de Tennis 10’s conosco através do e-mail contato@suzanasilvapromocoes.com.br.

Suzana Silva

Publicado em 28 de Setembro de 2010 às 07:10


Juvenil/Capacitação

Artigo publicado nesta revista

Nadal completo - US Open 2010

Revista TÊNIS 84 · Outubro/2010 · Nadal completo - US Open 2010