Xô, jejum!

Teliana vence a primeira em Grand Slams e quebra tabu de 25 anos para o Brasil em Roland Garros

Nenhuma brasileira vencia na chave de Paris desde 1989, quando Dadá Vieira e Niege Dias alcançaram a terceira rodada


Paris (França) - Em 1989, Andrea "Dadá" Vieira e Gisele Miró venceram duas partidas em Roland Garros e chegavam à terceira rodada em Paris. Desde então, nenhuma outra brasileira sequer ganhou um joguinho nas quadras de saibro do charmoso evento francês. Porém o tabu, como vários outros quebrados, foi derrubado pela pernambucana Teliana Pereira nessa terça-feira, 27 de maio de 2014, 25 anos depois da "façanha" de Dadá e Gisele.

Teliana Pereira passou pela estreia em Roland Garros e derrubou novo tabu para o tênis feminino do Brasil

Após um começo nada animador em que chegou a perder o primeiro set por 5/0, Teliana - que também é a primeira brasileira na chave principal em Paris desde 1990 - controlou os nervos, reagiu e avançou à segunda rodada de Roland Garros ao derrotar a tailandesa Luksika Kumkhum por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/1 e 6/1.

Logo depois do jogo, a número 1 do Brasil, e 94a do ranking WTA, exaltou toda a alegria por vencer no seu torneio preferido: "Estou muito feliz. Ninguém pode imaginar o quanto esse momento é especial. Fiquei muito nervosa no começo, muita coisa passou na minha cabeça. Só quero desfrutar desse momento em Roland Garros. Não sei nem o que dizer", disse a jogadora de 25 anos em entrevista ao Bandsports, que vem transmitindo o evento com exclusividade ao Brasil.

Com a vitória, Teliana, que joga apenas o seu segundo Grand Slam, pode retornar ao grupo das 90 melhores do ranking e se aproximar de seu recorde pessoal: o 88º lugar, obtido em outubro de 2013. De quebra, ela garante € 42 mil (R$ 127 mil), o maior de sua carreira.

Para se igualar às compatriotas em 1989, Teliana terá que vencer na próxima rodada a romena Sorana Cirstea, cabeça de chave 26. Mas, a seu favor, a pernambucana pode relembrar a vitória contra a mesma adversária há dois meses pelo WTA Premier de Charleston, no mesmo piso.

Da redação

Publicado em 27 de Maio de 2014 às 08:27


Notícias Teliana Pereira jejum fim Brasil Roland Garros vitória Niege Dias Dadá Vieira histórico