Caminho Livre

Sortudo, Bellucci escapa de "tops" no sorteio e enfrenta português na estreia em Miami

Paulista faz primeiro jogo contra Frederico Gil, 85º do mundo, e tenta aproveitar embalo de Indian Wells; Tsonga seria provável rival na 3ª rodada


Depois de aproveitar uma chave promissora no Masters 1000 de Indian Wells, na última semana, e só cair frente a Roger Federer, ex-número 1 do mundo e que se tornaria tetracampeão do torneio californiano, o paulista Thomaz Bellucci não tem novamente um caminho para se reclamar, agora, em Miami.

Divulgação/Adidas
Bellucci não tem motivos para reclamar de sorteio em Miami e estreia contra português Gil
O número 1 do país conheceu seu adversário de estreia no evento que tem início na próxima quarta-feira nas quadras do complexo de Crandon Park, na Flórida. Bellucci, atual número 47 da ATP, encara na primeira rodada o português Frederico Gil, 85º colocado e último a conseguir vaga na chave principal.

Os dois se enfrentaram no circuito profissional em apenas uma oportunidade - na semifinal do Brasil Open de 2009, ainda na Costa do Sauípe, quando o paulista de Tietê levou a melhor em sets diretos. "O Gil é um cara que gosta de jogar no contra-ataque e é bem sólido de fundo", analisou Bellucci, que está treinando desde sábado em Miami.

Caso avance pelo primeiro desafio, Bellucci terá pela frente o alemão Philipp Kohlschreiber, cabeça de chave 32 do torneio. Apesar de ser um dos favoritos do quadro, o adversário não é dos piores para o brasileiro em uma segunda rodada, afinal Thomaz, sem estar na zona de cabeças, poderia enfrentar qualquer um dos melhores jogadores da atualidade logo na segunda fase, como Novak Djokovic, Rafael Nadal ou o mesmo Federer de semana passada.

Em um provável terceiro jogo, Bellucci cruzaria com o francês Jo-Wilfried Tsonga, cabeça de chave 6 do evento, que abre sua campanha contra o vencedor do jogo entre Xavier Malisse e um qualifier. Mais à frente, o norte-americano John Isner, vice em Indian Wells, seria um nome forte para as oitavas e Nadal aparece como o grande favorito desse lado da chave a fazer quartas.

Bellucci disputa a chave em Miami pela 4ª vez na carreira e obteve seu melhor resultado há duas temporadas. Na ocasião, o canhoto foi superado nas oitavas de final pelo espanhol Nicolás Almagro em um jogo decidido apenas no tie-break do terceiro set.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

+ Bela campanha em Indian Wells faz Bellucci subir para 47º no ranking da ATP

Em Indian Wells,Bellucci joga para deslanchar na temporada e pode encontrarFederer

Após vitória contundente, Bellucci diz estar motivado para recuperar melhor tênis emIndian Wells

Bellucci estreia contra tcheco em Indian Wells e tem Federer do mesmo lado da chave

Com "ajuda" de rivais, Bellucci se mantém no top 50 da ATP

Bellucci segue para os EUA, define calendário até Roland Garros e busca recuperação no ranking

+Bellucci completa turnê pífia no saibro latinoamericano e não vence top 50 há 9 meses

ATP confirma prejuízo, Bellucci despenca e ocupa pior ranking em dois anos

Após seis meses de jejum, Brasil volta a ter três jogadores no top 100 do ranking da ATP

ESPECIAL:Os degraus da maioridade - Como passar do tênis juvenil para o profissional? Existe uma forma "menos dolorosa"? Como fazer essa transição para ter maiores chances de sucesso na carreira? Procuramos a resposta com os futuros talentos do Brasil que estão tendo contato com os primeiros desafios da vida adulta no esporte   (Confira!)

Da redação

Publicado em 19 de Março de 2012 às 16:48


Notícias