Ruim, mas...

Com "ajuda" de rivais, Bellucci se mantém no top 50 da ATP

Paulista foi confirmado na 50ª posição, seu pior resultado desde outubro de 2009, mas brasileiro escapou de ser superado por Istomin e Giraldo


Divulgação/ Marcello Zambrana/Inovafoto
Bellucci ficou muito próximo de sair do top 50 nessa segunda-feira
O paulista Thomaz Bellucci manteve a sequência de maus resultados na temporada com a eliminação logo na 1ª rodada do ATP 500 de Acapulco e, dessa forma, caiu uma posição no ranking da ATP divulgado nesta segunda-feira, estacionando na 50ª posição. O número 1 do Brasil ocupa o pior lugar na tabela da entidade desde 12 de outubro de 2009, quando era o 53º melhor tenista do mundo.

Se caiu apenas um lugar nesta semana, Bellucci pode se considerar um "sortudo". O jogador de 23 anos tinha a possibilidade de ser ultrapassado por outros adversários, como era o caso do uzbeque Denis Istomin (eliminado nas oitavas de Delray Beach e que precisava de apenas uma vitória para superar o brasileiro) e do colombiano Santiago Giraldo (semifinalista em Acapulco - necessitava do título para entrar no top 50).

Marcelo Ruschel/ POA Press
Thiago Alves foi um dos destaques positivos no ranking da ATP, ficando perto de quebrar barreira do top 200

A manutenção dentro do grupo dos 50 melhores tenistas da atualidade é primordial para Bellucci, caso queira disputar os Masters 1000 do saibro na Europa, em especial o de Madri, onde o pupilo de Daniel Orsanic alcançou as semifinais no ano passado (perdeu para Novak Djokovic). Serão 180 pontos descontados, o que o colocaria hoje na 65ª colocação, correndo o risco de ficar fora inclusive das Olimpíadas de Londres.

O jogador de Tietê disputará o Masters de Indian Wells, nos EUA, a partir do dia 8, porém não será um dos 32 cabeças de chave, o que o colocará para jogar a primeira rodada do evento, fato que não aconteceu nas duas últimas edições.

João Olavo Souza, o Feijão, manteve-se na 100ª posição da ATP após ter sido eliminado ainda no qualifying em Acapulco. Assim, o número 2 do país segue para Indian Wells onde jogará também a fase qualificatória nas quadras rápidas da Califórnia. Rogério Dutra Silva, que vai jogar o Challenger de Santiago, desceu seis postos e está em 117º lugar.

Ricardo Mello subiu três posições e foi ao 121º posto, 30 lugares à frente de Júlio Silva. Thiago Alves, semifinalista do Aberto de Florianópolis na última semana, avançou 23 degraus e está na 216ª colocação, muito perto de entrar no top 200 novamente. O tenista de São José do Rio Preto faz uma ótima campanha até aqui com o título do Aberto de São Paulo no início da temporada.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

+ Bellucci segue para os EUA, define calendário até Roland Garros e busca recuperação no ranking

+Bellucci completa turnê pífia no saibro latinoamericano e não vence top 50 há 9 meses

ATP confirma prejuízo, Bellucci despenca e ocupa pior ranking em dois anos

Após seis meses de jejum, Brasil volta a ter três jogadores no top 100 do ranking da ATP

Brasil mantém chances de vaga no Grupo Mundial II em dia de recorde de Bia Maia na Fed Cup

Mesmo com virada, Bellucci é elogiado por novo técnico e cobra mais regularidade nos pontos decisivos

Virada sofrida em Brisbane custa caro a Mello e Brasil terá apenas Bellucci no top 100 na próxima semana

ESPECIAL:Os degraus da maioridade - Como passar do tênis juvenil para o profissional? Existe uma forma "menos dolorosa"? Como fazer essa transição para ter maiores chances de sucesso na carreira? Procuramos a resposta com os futuros talentos do Brasil que estão tendo contato com os primeiros desafios da vida adulta no esporte   (Confira!)

Da redação

Publicado em 5 de Março de 2012 às 03:45


Notícias