Slice de forehand de Clijsters

Uma das melhores tenistas de defesa do mundo mostra como sair de uma enrascada


Ron C. Angle/TPL

1- Raquete
Quando você se estica assim, tem que bater um slice. É o único golpe que será capaz de executar com controle e alguma potência. Clijsters usa uma empunhadura Continental e começa o swing com a cabeça da raquete acima da altura da bola.

2-Cabeça
Equilíbrio é o componente chave de todos os golpes, mas é especialmente importante quando se está na corrida e não há tempo de se ajustar. Clijsters está perfeitamente equilibrada, como se pode ver pela posição de sua cabeça. Ela está reta, não caída para um dos lados, e focada na bola.

3- Ombros

Apesar de se esticar bastante, Clijsters mantém os ombros quase que completamente nivelados e os direciona para a rede. Sua torção de ombros é algo que a maioria dos tenistas amadores não serão capazes de copiar. É preciso muita base e grande atleticismo para virar os ombros em direção à rede quando se está dando passos largos sem se contorcer.

4- Braço Esquerdo
Não menospreze seu outro braço quando está batendo na corrida. Quando prepara o swing, Clijsters lança seu braço esquerdo para fora como um contrapeso. Isso a impede de empurrar a bola e dá mais potência e controle ao seu forehand.

5- Pernas
A maioria dos golpes depende demasiadamente da força das pernas. Mas não este. Em uma batida defensiva como essa, suas pernas lhe movem até a bola, porém não acrescentam muito ao seu swing. Ainda assim, você precisa dobrar os joelhos para não ficar tenso na hora da batida. Note também que os pés de Clijsters estão equidistantes do seu centro, o que proporciona abertura e uma base equilibrada.

From Tennis Magazine. Copyright 2010 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Tracy Austin

Publicado em 23 de Fevereiro de 2010 às 06:15


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista