Parabéns, Cavalo!

Site da ATP destaca campanha de Guga rumo à liderança do ranking

Em campanha dos 40 anos da criação da entidade, catarinense foi homenageado como o único sul-americano a fechar a temporada no topo do tênis, em 2000


Ponte Vedra (Estados Unidos) - O site da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) vem fazendo uma série de homenagens para os 16 tenistas que terminaram a temporada como líderes do ranking desde 1973. E, nessa segunda-feira, o gênio da vez em destaque foi Gustavo Kuerten, único sul-americano a alcançar a façanha em 40 anos de história da entidade.

Guga conquistou o tricampeonato de Roland Garros e criou um novo padrão agressivo nas quadras de saibro

Tal estatística contesta a sentença equivocada pela entidade ao dizer que Guga foi o "primeiro e único sul-americano a chegar ao topo do tênis masculino". Na verdade, o chileno Marcelo Ríos veio antes e foi o melhor do mundo por seis semanas em 1998, dois anos antes de Guga assumir o trono.

Em 4 de novembro de 2000, Kuerten tornou-se o 19° líder do ranking da ATP ao vencer a Masters Cup (atual ATP Finals) de Lisboa, batendo, na sequência, Pete Sampras e André Agassi nas fases finais. No sábado, Guga despachou Sampras em três sets emocionantes, enquanto que, no dia seguinte, anulou Agassi com um triplo 6/4, o que ele mesmo considera "a sua melhor performance em uma quadra de tênis".

"Era como se fosse um sonho", disse Guga, que chegou ao número 1 com 24 anos e dois meses. "É impossível imaginar o quanto poderia mudar em cinco ou seis dias. Mas isso mostra como o tênis pode ser, quão parelho pode se tornar... Nunca imaginei que isso poderia acontecer comigo", emendou o ex-tenista natural de Florianópolis. 

O manezinho da ilha desenvolveu um sólido serviço e criou um novo padrão de jogo nas quadras de saibro do mundo. Com um dos backhands de uma mão mais belos que o tênis já viu desfilar, Guga conquistou Roland Garros por três vezes, 1997, 2000 e 2001. Ao final da carreira, o pupilo de Larri Passos acumulou 20 títulos em 29 finais disputadas.

Kuerten ficou no topo do tênis por 43 semanas e só foi sair no final de 2001, quando o australiano Lleyton Hewitt passou à frente no dia 19 de novembro. 

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 12 de Agosto de 2013 às 17:34


Notícias Gustavo Kuerten ATP liderança homenagem Roland Garros Masters Cup