Girl power

Serena escreve carta a favor da igualdade entre homens e mulheres

No texto, tenista argumenta sobre a os tratamentos díspares dados aos atletas


Ex-número um do mundo, a norte-americana Serena Williams dedicou um poderoso texto às mulheres “que buscam excelência”. Em carta aberta publicada pelo jornal britânico The Guardian, a tenista desabafou sobre as dificuldades e obstáculos que enfrenta, pura e simplesmente, por causa de seu gênero. Entre os trechos mais marcantes, ela questiona a diferença de tratamento dada entre jogadores e jogadoras: “Sou chamada de ‘uma das melhores atletas mulheres do mundo’. Mas eles dizem que LeBron é um dos melhores atletas masculinos do mundo? E Tiger? Federer? Por que não?”.

A argumentação levada a público na última terça-feira acrescenta um novo capítulo à luta das mulheres pela igualdade de gênero no mundo do tênis. Em março deste ano, Serena foi uma das mais ferrenhas opositoras às falas sexistas proferidas pelo, então, CEO e diretor executivo do BNP Paribas Open, Raymond Moore. Na época, em uma conversa com a imprensa, ele afirmou que as mulheres deveriam “ajoelhar e agradecer pela existência de Roger Federer e Rafael Nadal” que, segundo ele, “carregam o peso do esporte”. Em parte, o comentário também acabou endossado pelo sérvio Novak Djokovic.


Abaixo, você lê na íntegra a carta publicada por Serena:

A todas as incríveis mulheres que batalham pela excelência,

Quando eu era pequena, eu tinha um sonho. E tenho certeza que você também tinha. Meu sonho não era como o das outras crianças, meu sonho era ser a melhor tenista do mundo. E não só a melhor tenista “feminina” do mundo.

Eu tive sorte da minha família dar suporte ao meu sonho e me encorajar a segui-lo. Aprendi a não ter medo. Aprendi o quão importante é lutar por um sonho e, mais ainda, sonhar alto. Minha luta começou quando eu tinha três anos e, desde então, nunca mais parou.

Mas como sabemos, muitas mulheres não têm o suporte suficiente ou são desencorajadas de suas escolhas. Espero que juntas nós possamos mudar isto. Para mim, é uma questão de resistência. O que os outros consideram como falhas ou desvantagens sobre mim – minha raça, meu gênero – eu vejo como um combustível para o sucesso. Nunca deixei que algo ou alguém me definisse ou limitasse meu potencial. Eu controlo o meu futuro.

Então, quando o assunto de igualdade de salários vem à tona, eu fico frustrada, porque sei que, assim como você, fiz o mesmo trabalho e os mesmos sacrifícios que nossos colegas masculinos. Nunca gostaria que minha filha recebesse menos que meu filho, por um trabalho igual. E certamente nem você.

Já é de conhecimento geral que as mulheres têm de quebrar inúmeras barreiras no caminho para o sucesso. Um desses obstáculos é o modo como constantemente somos lembradas de que não somos homens, como se isso fosse um problema. As pessoas me chamam de “uma das melhores atletas femininas”. Mas eles dizem que LeBron é um dos melhores atletas masculinos do mundo? E Tiger? Federer? Por que não? Eles certamente não são mulheres. Nós não podemos deixar isso passar despercebido. Devemos sempre ser julgadas por nossas conquistas, não pelo nosso gênero.

Por tudo que já alcancei na minha vida, sou profundamente grata por ter tido esses altos e baixos que me levaram ao sucesso. A minha esperança é que a minha história, assim como a sua, inspire todas as jovens mulheres a resistirem e seguirem seus sonhos. Nós devemos continuar a sonhar alto para que empoderemos a próxima geração de mulheres a seguirem fortes seus propósitos.

Serena Williams

Da redação

Publicado em 2 de Dezembro de 2016 às 12:52


Notícias Serena Williams Carta Feminismo Igualdade Gênero