Australian Open

Serena brilha, vence batalha contra Halep e vai às quartas no Australian Open

De olho em recorde histórico, americana agora desafia ex-número #1 Pliskova pela vaga na semi


Serena Australian Open 2019 jogo da Halep

Foto: Divulgação/WTA

A norte-americana Serena Williams está nas quartas de final do Australian Open pela décima segunda vez na carreira. Heptacampeã, ela avançou no torneio disputado em Melbourne na manhã desta segunda-feira (21) com o triunfo sobre a romena Simona Halep, atual número #1 do mundo, por 6/1. 4/6 e 6/4 depois de 1h47.

 Leia mais:
Svitolina vence Keys e avança às quartas do Australian Open
Osaka consegue mais uma virada e encara Svitolina nas quartas do Australian Open

Depois de um incomum primeiro game, no qual teve o saque quebrado sem nem mesmo marcar um ponto, Serena se encontrou em quadra e passou a jogar de forma avassaladora. Com eficiência no primeiro saque (77% de pontos vencidos), na rede (67%) e recebendo os serviços da adversária (65%) Williams parecia estar em todo canto da quadra e assim sufocar as alternativas de Simona. Com saques potentes - um deles foi a 184km/h - e boa movimentação, ela disparou 10 winners, contra apenas 3 da adversária e assim saiu vencedora no primeiro set depois de apenas 20 minutos.

Veja os melhores momentos do primeiro set:

Halep fez valer seu papel de melhor tenista do circuito em 2018 para dificultar a vida da número #16 do ranking no segundo set. Mais ligada na partida, ela passou a falhar menos (foram apenas 2 erros não-forçados, contra 5 da etapa anterior) e a vencer mais bolas no 1º serviço (79% contra 45% anteriores), de modo a trazer um grande equilíbrio para o jogo. Lutadora, ela passou a devolver até mesmo os mais difíceis golpes de Serena, o que fez a adversária de 37 anos arriscar mais, e, assim, errar mais, com 10 erros-não-forçados disparados. A disputa continuou acirrada até o décimo game, quando Simona aproveitou uma chance de quebra para empatar o duelo.

O terceiro e decisivo set foi marcado pelo ainda mais alto nível técnico. Serena passou sufoco no sexto game, no qual precisou salvar três break points e se manter bem por 10 minutos antes de confirmar o saque. Novamente impondo seu tênis e buscando o domínio das jogadas, Serena deu tudo de si para alcançar uma sonhada quebra no sétimo game e, assim, fazer 4/3 e encaminhar a vitória. Segura, ela fez a festa da torcida presente na Rod Laver Arena para enfim sacramentar a vitória na batalha contra Halep.

Agora, Serena enfrentará a tcheca Karolina Pliskova, atual oitava colocada. Mais cedo, a tenista de 26 anos eliminou a espanhola Garbine Muguruza em duelo de ex-líderes do ranking do circuito feminino com parciais de 6/3 e 6/1 após 1h00. Sem pontos a defender pontos em Melbourne, Serena voltará ao top 10 da WTA em caso de vitória contra Karolina.

Serena e Pliskova se enfrentaram em três oportunidades. A vantagem é da dona de 24 títulos de Grand Slam, com duas vitórias. A mais recente aconteceu justo no último desafio entre elas, pelo US Open de 2018, quando a mais nova das irmãs Williams derrotou Karolina por 6/4 e 6/3 para ir à semifinal. 

Busca por recorde continua

Foto: Divulgação/Australian Open

Com o resultado, Serena está agora a apenas três vitórias de alcançar uma marca história no esporte mundial. Se for campeã no Aberto da Austrália, ela conquistará o 24º título de Grand Slam, marca alcançada anteriormente apenas pela australiana Margaret Court, que detém a marca desde 1970.

Da redação

Publicado em 21 de Janeiro de 2019 às 08:05


Notícias Serena Williams Australian Open 2019 Karolina Pliskova Simona Halep Garbine Muguruza