Deixará saudades

Sem surpresa, James Blake anuncia aposentadoria do tênis no US Open

Imprensa americana já indicava a possibilidade e veterano de 33 anos, ex-top 4 do ranking, deixará o tênis com 10 títulos no currículo e um troféu na Copa Davis


Nova York (Estados Unidos) - Assim como tínhamos alertado nessa manhã, o norte-americano James Blake anunciou sua aposentadoria do tênis e o US Open será o seu último torneio pelo circuito profissional. "Não é surpresa para ninguém que está aqui, esse será meu último torneio. Passei 14 bons anos no circuito", declarou o ex-top 4 na coletiva de imprensa. 

Blake dá adeus às quadras no US Open com 10 títulos em simples

Após chegar ao ápice de sua forma em 2006, quando foi exatamente o 4° melhor jogador do mundo, Blake começou a sofrer com lesões. Hoje, Blake, 100° do ranking, comentou que pretende passar mais tempo junto com sua família. "Não tenho planos imediatos. Talvez trabalhar no meu jogo de golfe, trocar algumas fraldas", brincou o americano, que sonha também em comandar o país na Copa Davis. 

O norte-americano tem um retrospecto de nove vitórias e 13 derrotas em 2013, com o melhor resultado as quartas de final do ATP de Atlanta no último mês. Em Cincinnati, há alguns dias, Blake conquistou a sua principal vitória nos últimos quatro anos ao bater o polonês Jerzy Janowicz, 14° da entidade.

O experiente jogador de Yonkers se tornou profissional em 2000 e, seis anos mais tarde - em sua melhor temporada -, conquistou cinco títulos e terminou a temporada como melhor de seu país no ranking da ATP.

Nos Grand Slams, as melhores performances de Blake aconteceram no US Open de 2005 e 2006, e Australian Open de 2008, em que foi parado apenas nas quartas de final nas três ocasiões. Ele também fez parte do time americano campeão da Copa Davis em 2007 e foi vice-campeão da Masters Cup (atual ATP Finals) de 2007. Ao todo, foram 10 canecos somados, sendo que o último veio em 2007 no Torneio de New Haven. 

Nas duplas, Blake conquistou sete títulos, o último deles recentemente no ATP de Memphis com o compatriota Jack Sock. O curioso é que, caso venha a se aposentar no US Open, o veterano pode fazer seu último jogo contra um brasileiro. Ele e Sock estreiam nas duplas em Nova York contra o mineiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya, dupla cabeça de chave 2. 

__________________________________________________

PERFIL:

Nome: James Riley Blake

Data de nascimento: 28/12/1979

Local de nascimento: Yonkers, Nova York, EUA

Residência: Westport, Connecticut, EUA

Altura: 1,85m

Peso: 83kg

Profissional desde: 2000

Destro

Melhor ranking: 4° (20/11/2006)

Premiação na carreira: US$7.943.536

Títulos: 10 simples e 7 duplas

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 26 de Agosto de 2013 às 12:56


Notícias James Blake aposentadoria anúncio Masters Cup Copa Davis US Open