Sem dúvidas

Saiba o que marcar quando não há espaço entre a linha e a marca da bola

Esta situação duvidosa pode acontecer a qualquer momento no saibro


Não há dúvidas do que marcar quando a bola toca as linhas da quadra. É algo óbvio, a linha faz parte da quadra, portanto, a bola foi boa. No entanto, há um momento em que surge uma dúvida atroz para diversos amadores: não há (ou então não é possível ver) espaço entre a marca da bola e a linha. E agora?

Hoje, com a tecnologia do Hawk-eye (o aparelho que mostra exatamente onde a bola quicou para dirimir as dúvidas dos atletas que solicitam os desafios quando acreditam que uma marcação de bola pelos juízes foi equivocada), as transmissões mostram com precisão mais do que milimétrica a marca da bola na quadra. Basta ela tocar um milímetro que seja na linha para ser considerada boa. Contudo, você talvez já tenha se deparado com algumas situações em que a televisão mostra que não existe espaço entre a linha e a marca. E, o que acontece? A bola é considerada boa.

Então, caso você esteja na quadra de saibro de seu clube e se depare com uma marcação duvidosa, daquelas em que é preciso checar bem de perto para ter certeza, confira se é possível ver se há espaço entre a marca que a bola deixou na terra e a linha. Se houver, fora. Se não, ela é boa.

Chamada tardia
Nos clubes, é muito comum acontecer de um tenista, diante de uma bola duvidosa, rebater, tentar verificar a marca rapidamente e, em seguida, chamar “out”. O que fazer nessa hora? Se acha que a bola foi realmente fora, você deve fazer a chamada no ato e desistir da continuação do ponto. Se fizer menção de continuar, não pode depois chamar “out”, mesmo que tenha conseguido rebater a bola e tomado um winner em sequência. No entanto, nada impede que você cheque a marca com mais calma para verificar se ela foi mesmo boa ou fora, caso tenha errado o golpe em seguida. Aí sim é um “late call” (chamada tardia) aceitável. Mas, deve-se ressaltar: isso só vale para quadras de saibro, onde as marcas podem ser verificadas. Nas quadras duras, ou você faz a chamada na hora, ou será tarde demais e ponto do adversário.

Arnaldo Grizzo

Publicado em 24 de Março de 2016 às 17:00


Notícias