Adversários naturais

Saiba como enfrentar condições externas desfavoráveis

O vento, o sol e a surperfície podem enfurecer um jogador mentalmente fraco


 

Tênis é um jogo difícil, mas há inúmeras situações que podem torná-lo ainda mais difícil. A mais comum é o vento. Mas o sol, a superfície da quadra, a tela de fundo e a iluminação também podem causar estragos no seu jogo. Tudo isso pode trazer dificuldades excepcionais para os mentalmente fracos, mas também podem ajudar os mentalmente fortes.

Condições exteriores podem atrapalhar seu padrão normal de jogo. Você pode cometer mais erros do que o usual e haverá uma grande tendência a ficar frustrado e bravo.

Alguns pensamentos surgirão em sua mente como “Nunca errei golpes como esse”, ou “Se não fosse por esse vento, mataria esse adversário”, ou ainda “O sol está me cegando no saque”. Sim, isso é natural, e sim, se você fizer isso, tenderá a perder.

O mais importante é redefinir o seu “termostato” de erros. Quando o vento está soprando e os jogadores cometem erros bizarros e inesperados, há uma tendência a ficarem frustrados e hiper-reativos emocionalmente. Você precisa conscientemente contar com essa tendência. Reestabelecer envolve reconhecer de antemão que você fará mais erros e está determinado a aceitar isso. Se fizer isso, as condições podem até mesmo lhe ajudar, pois seu oponente provavelmente não estará tão preparado.

Vento

Abaixo seguem alguns ajustes que podem ajudar em condições de vento:

  1. Esteja preparado para se mexer mais e bater com menos precisão do que o convencional;
  2. Utilize uma preparação mais curta. A bola estará se movendo de forma imprevisível e pode sair da zona de contato facilmente;
  3. Use mais topspin quando jogar a favor do vento e bata mais chapado quando jogar contra ele;
  4. Bata a bola relativamente forte, pois, quanto mais rápido a bola se mover, menos tempo o vento agirá sobre ela;
  5. Use lobs com topspin contra o vento e lobs altos e defensivos quando estiver a favor dele;
  6. Acerte mais primeiros serviços para jogar com mais segurança. No vento, use spin em vez saques chapados.

Sol

O sol é a segunda dificuldade mais comum, especialmente quando se joga perto do meio dia. Ele pode lhe cegar temporariamente quando estiver sacando ou executando um smash. Então você precisará experimentar lançamentos de bola diferentes no saque para mantê-la fora do sol tanto quanto possível. Você terá de diminuir sua preparação e estar preparado para lutar contra uma posição de desvantagem logo na primeira batida.

Por outro lado, não esqueça das dificuldades de seu oponente quando ele estiver do lado do sol. Use mais o seu lob quando seu adversário vier para a rede e seja mais agressivo nas devoluções de saque, já que ele estará tentando se recuperar depois de ter olhado para o sol. Finalmente, não deixe seu rival escapar rápida e facilmente do lado “ruim” da quadra. Estar em uma situação desagradável de forma prolongada é mentalmente desgastante e irá enfraquecer o seu oponente.

Superfície

Se a quadra estiver escorregadia, é preciso arriscar mais para controlar o ponto logo de cara. Você pode querer seu adversário desequilibrado e fora de posição, em vez de estável e lhe trazendo problemas. Pense em bater primeiro e jogar seu oponente para fora da quadra ou no contrapé dele. Basicamente, você quer tomar conta do ponto para que seu rival não possa fazer isso.

Em qualquer uma dessas situações, você pode fazer ajustes táticos positivos, mas seus ajustes mentais são muito mais importantes. Atitude é a chave. Reconheça que resolver esses problemas é simplesmente parte do jogo. Os deuses não estão conspirando contra você. Você terá problemas, assim como seu adversário. O mundo, dentro e fora da quadra, tem suas realidades e não é obrigado a ser da forma que você quer que seja, portanto aceite isso sem se emocionar. Se mantiver a cabeça fria, os problemas são solucionáveis.

Allen Fox

Publicado em 12 de Agosto de 2016 às 10:30


Notícias difícil condição partida superfície vento sol