Rio Open

Rio Open lança o pôster da edição 2019 feito por Raul Mourão

Torneio acontece 16 a 24 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro


Foto: Divulgação/Rio Open

O Rio Open anunciou na última terça-feira (15) a parceria com um dos maiores nomes das artes plásticas no Brasil. Carioca conhecido por suas esculturas cinéticas, que podem ser acionadas pelo toque do espectador, Raul Mourão foi convidado pela organização do torneio para desenvolver o pôster oficial do torneio.

Leia mais:

Podcast Revista Tênis: Especial Australian Open 2019 

Rio Open divulga lista oficial com mais um Top 20 confirmado

Diretor do Rio Open define critério para escolha de 2ª wild card; entenda

“O ponto de partida foi pensar os elementos básicos do jogo. Onde o jogo de tênis começa, a regra número um: a quadra. Pensei na geometria da quadra e como aquilo poderia indicar um caminho. Pensei nela e seus elementos, a rede, a raquete e a bola. São os elementos do tênis sem a vida. É o jogo sem o movimento. Sem o humano. O abstrato. Daí segui fazendo experiências escultóricas com a raquete. Como trabalho com esculturas cinéticas, comecei a experimentar a raquete em um movimento pendular sobre uma estrutura geométrica. A ideia do pôster foi “congelar” uma imagem dessa experiência escultórica”, afirma o artista. A arte será utilizada vida também a produtos personalizados como camisas, blocos e canecas, à venda na La Boutique, loja do evento.

Confira o pôster:

Segundo Raul, unir elementos da arte e do esporte foi possível através de um pôster que não é apenas uma ilustração. “Eu trouxe o desafio para dentro do ateliê, para dentro do meu trabalho, da minha pesquisa; criei essa escultura que tem o tênis como tema e depois fui para o estúdio do fotógrafo Pepê Schettino criar uma imagem dessa escultura. A arte e o esporte são como irmãos. São expressões/invenções do homem que entregam beleza, capacidade de arrebatamento, de emocionar, de transformar. Há quem goste de arte e esporte na mesma intensidade, é o meu caso”, afirma.

A boa experiência com o desenvolvimento da parceria com o Rio Open fez Raul cogitar continuar trabalhando com elementos do tênis em suas artes. “Já tinha vontade de fazer uma pintura da quadra de tênis no tamanho real e agora estou colocando esse projeto para frente. Estou testando várias formas e tamanhos e pintando com o próprio saibro além de uma série nova de esculturas também”, finalizou o artista.

Da redação

Publicado em 16 de Janeiro de 2019 às 11:52


Notícias Rio Open Pôster Rio Open 2019