Volta

Recuperado, Bellucci desafia Rosol na estreia em Stuttgart e luta para frear queda no ranking

Número 1 do Brasil deixará o top 50 nessa segunda-feira e defende mais 90 pontos essa semana. Canhoto poderá ter Paire, Kohlschreiber e Haas como adversários na chave


O paulista Thomaz Bellucci fará sua primeira aparição no circuito mundial em dois meses a partir dessa segunda-feira no ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha. Semifinalista no ano passado, o número 1 do Brasil enfrenta na estreia da chave o tcheco Lukas Rosol, número 35 do ranking e que foi campeão nessa temporada do ATP de Bucareste, torneio disputado também no saibro.

Bellucci disparando um backhand

Bellucci, 46º do ranking da ATP, se recuperou nos últimos meses de uma lesão abdominal sentida durante a série 500 de Barcelona, no final de abril. Na ocasião, o canhoto jogava seu melhor torneio até então em 2013, quando foi obrigado a abandonar a competição e outros compromissos importantíssimos no seu calendário como Roland Garros e Wimbledon.

No retrospecto contra Rosol, cabeça de chave 7 em Stuttgart, Bellucci leva vantagem de ter vencido o único confronto pelo circuito na primeira rodada do Masters 1000 de Indian Wells do ano passado. Porém, o torneio norte-americano é jogado sobre o piso rápido.

O tcheco também ficou mais conhecido do grande público ao bater o espanhol Rafael Nadal em Wimbledon em 2012, o que foi o último jogo de Rafa antes de ficar um longo período afastado para tratar uma lesão no joelho esquerdo.

Caso avance na chave, Bellucci encara o vencedor do jogo entre o romeno Victor Hanescu e o russo Dmitry Tursunov, exatamente o último rival vencido pelo paulista antes da parada em abril.  Nesse quadrante, o pupilo de Daniel Orsanic poderá ver o francês Benoit Paire numa possível quartas de final, e o alemão Philipp Kohlschreiber, segundo pré-classificado, na semifinal.

O principal favorito em Stuttgart é o local Tommy Haas, atual número 13 do ranking e que mostra grande forma mesmo com 35 anos de idade. Bellucci também jogará a chave de duplas ao lado do argentino Facundo Bagnis. Os dois encaram na primeira rodada uma pedreira - os espanhóis Marc Lopez e Marcel Granollers, parceria cabeça 1 do torneio.

Pela campanha de semifinal no ano passado, Bellucci defende um total de 90 pontos nessa semana e uma derrota precoce poderá fazê-lo cair ainda mais na tabela da ATP. Nessa segunda, Bellucci sairá do top 50 já que não defendeu a pontuação do título do Challenger de Braunschweig, também em solo alemão.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 7 de Julho de 2013 às 18:22


Notícias Thomaz Bellucci lesão Stuttgart Lukas Rosol Wimbledon Roland Garros pontos circuito